Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14142
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, José Augusto Adler | - |
dc.contributor.author | Henriques, Melissa Vianna | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T13:52:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | HENRIQUES, Melissa Vianna. A importância da integração entre a teoria e a prática no ensino de microbiologia: uma abordagem no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14142 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Microbiologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Inquéritos e questionários | pt_BR |
dc.subject | Microbiology | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Teaching materials | en |
dc.subject | Surveys and questionnaire | en |
dc.title | A importância da integração entre a teoria e a prática no ensino de microbiologia: uma abordagem no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4615388062321214 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Binatti, Vanessa Batista | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0150106522764155 | pt_BR |
dc.description.resumo | A microbiologia é o ramo da biologia que se dedica ao estudo dos micro-organismos. Essa ciência inclui um grupo grande e diversificado de organismos como os seres procariontes (bactérias, cianobactérias e as arquibactérias); alguns eucariotos (algas unicelulares, fungos e protozoários) e estruturas de natureza acelular como os vírus, viróides e príons. O ensino da Microbiologia Básica é essencial para nos tornarmos cidadãos mais conscientes no nosso cotidiano, pois esta área está intimamente relacionada à nossa saúde e ao funcionamento do meio ambiente. Mas, devido à complexidade desta temática e a natureza diminuta desses organismos, a Microbiologia costuma ser abordada nas escolas de forma predominantemente teórica, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Desta forma, não há possibilidade de Alfabetização Científica, o que dificulta o aprendizado do aluno. A educação em Ciências/Biologia depende essencialmente da integração entre a teoria e a prática para uma melhor percepção, construção e aprendizagem dos conteúdos destas disciplinas. E o mesmo se aplica à Microbiologia, onde esta integração permite aos estudantes compreender a importância dos micro-organismos para suas vidas. Logo, surge a crescente necessidade de elaboração de novas metodologias alternativas eficazes para auxiliar os docentes na elaboração de aulas mais dinâmicas e interessantes, especialmente no ensino da Microbiologia. O presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções que os educandos apresentam sobre Microbiologia, trabalhando esta temática através de uma proposta pedagógica baseada em atividades práticas de baixo custo e materiais de fácil acesso. Visando alcançar estes objetivos, foi aplicada uma pesquisa qualitativa entre duas turmas, uma de 1º ano e a outra de 2º ano do Ensino Médio para avaliação do conhecimento prévio destes. Em seguida, foram realizadas aulas práticas utilizando o recurso didático preparado. Verificou-se a prevalência do desconhecimento dos benefícios dos micro-organismos, sendo estes apontados frequentemente como agentes causadores de doenças nas duas turmas. E como a escola e a mídia influenciam diretamente na construção desse conhecimento. Além disso, as aulas práticas com materiais alternativos e de baixo custo permitiram viabilizar o aprendizado prático e contribuir positivamente para a melhoria do ensino-aprendizado de Microbiologia dos estudantes participantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MVHenriques.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.