Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14200
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise da unidade de reciclagem de polímeros NERDES na Universidade Federal do Rio de Janeiro como projeto de educação ambiental
Otros títulos: Analysis of the NERD polymer recycling unit at the Federal University of Rio de Janeiro as an environmental education project
Autor(es)/Inventor(es): Bezerra, Josiane de Sousa
Tutor: Pacheco, Elen Beatriz Acordi Vasques
Resumen: A educação ambiental é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e deve estar presente em todos os níveis de ensino segundo a Política Nacional de Educação Ambiental, contudo as práticas de educação ambiental em Instituições de Ensino Superior ainda são escassas e encontram dificuldades como: ausência de recursos financeiros, infraestrutura inadequada, poucas pesquisas e falta de divulgação de experiências. Dentro deste contexto, este trabalho teve por objetivo avaliar a recicladora de polímeros do laboratório Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável - NERDES, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como projeto de educação ambiental usando matriz SWOT, uma ferramenta de análise estratégica a fim de detectar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do projeto e, desta maneira, propor melhorias para que alcance seus objetivos. A análise foi feita através das respostas a questionário aplicado aos membros do projeto e a alunos do Centro de Tecnologia e de pesquisa bibliográfica de experiências de outros projetos de educação ambiental em Instituições de Ensino Superior. Através do questionário aplicado aos alunos de graduação do Centro de Tecnologia da UFRJ, foi constatado que 67,2% dos entrevistados não sabiam da existência do projeto. Através dos resultados da análise SWOT foram identificadas forças como benefícios à comunidade acadêmica, contribuição para a gestão de resíduos sólidos dentro da universidade, contribuição para à sociedade e ao meio ambiente. Por outro lado, as principais fraquezas estão relacionadas à falta de divulgação, falta de interdisciplinaridade e mão-de-obra. A principal ameaça é a falta de financiamento.
Materia: Educação ambiental
Reciclagem
Resíduos sólidos
Análise SWOT
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Ambiental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10031791.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.