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dc.contributor.advisorFirmo, Heloisa Teixeira-
dc.contributor.authorSantos, Henrique Gonzalez-
dc.contributor.authorAlves, Leo Jorge Miranda-
dc.date.accessioned2021-05-10T01:00:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:43Z-
dc.date.issued2020-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14220-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStartuppt_BR
dc.subjectProduto Mínimo Viávelpt_BR
dc.subjectEducação Onlinept_BR
dc.subjectAmbiental Propt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectSIGpt_BR
dc.titleModelagem de um produto mínimo viável no ramo da educação online: estudo de caso da empresa Ambiental Propt_BR
dc.title.alternativeModeling a minimum viable product in branch of online education: a case study of the company Ambiental Propt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7046459922353434pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3656017695921934pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Rocha, Maria Alice Ferruccio da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1174082033034017pt_BR
dc.contributor.referee1Pertel, Monica-
dc.contributor.referee2Fialho, Gilberto Olympio Mota-
dc.contributor.referee3Silvino, Luciano de Freitas-
dc.description.resumoNos últimos anos, o desejo de empreender têm crescido cada vez mais entre os jovens. Porém, ainda existe o preconceito de que abrir qualquer negócio requer alto investimento inicial e, consequentemente, riscos elevados. Para solucionar este problema e mudar tal concepção, os jovens necessitam de informações e caminhos que dêem suporte nessa jornada empreendedora. Essa sede por inovação, atrelada ao desenvolvimento pessoal, faz com que as universidades tradicionais tenham que buscar novas metodologias de ensino que forneçam uma base aos anseios das gerações modernas. Pensando nisso, este projeto detalha o processo de elaboração de um Produto Mínimo Viável com base em uma startup real do ramo de educação digital. O MVP é uma versão inicial e incompleta de desenvolvimento rápido e custo baixo de um produto ou serviço, construído baseado em hipóteses feitas sobre os desejos e comportamento do mercado. Uma vez lançado no mercado, este MVP trará feedbacks dos clientes que validarão ou não as hipóteses determinadas na fase de desenvolvimento, e ajudarão na construção do produto completo e mais próximo do produto ideal desejado pelos consumidores. Usando essa técnica, a empresa Ambiental Pro, fundada por um dos autores deste projeto, desenvolveu um curso online sobre Sistema de Informação Geográfica (SIG), uma disciplina que compõe a grade curricular do curso de Engenharia Ambiental da UFRJ. Além de incentivar o empreendedorismo, esse projeto visa contribuir para a modernização do curso e fornecer ferramentas e possibilidades para formar engenheiros dinâmicos, multidisciplinares, com uma visão mais holística, e preparados para as rápidas transformações do mercado. O modelo de negócios aplicado na empresa Ambiental Pro tem se demonstrado escalável, comprovando a viabilidade e replicabilidade do negócio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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