Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14228
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, José Antônio da Cunha Ponciano-
dc.contributor.authorSá, Jonas da Silva de-
dc.date.accessioned2021-05-10T01:35:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:42Z-
dc.date.issued2015-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14228-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject9% Nipt_BR
dc.subjectcorrosão sob tensãopt_BR
dc.subjectfragilização por hidrogêniopt_BR
dc.titleEstudo de resistência a corrosão e fragilização por hidrogênio em aço 9% Nipt_BR
dc.title.alternativeStudy of corrosion resistance and hydrogen embrittlement in 9% Ni steelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9490312100572373pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7724627236926762pt_BR
dc.contributor.referee1Castrodeza, Enrique Mariano-
dc.contributor.referee2Jambo, Hermano Cezar Medaber-
dc.contributor.referee3Souza, Eduardo Alencar de-
dc.description.resumoAtualmente, existe uma grande preocupação com o uso de ligas metálicas em ambientes industriais, como na indústria química e petroquímica, devido às falhas por corrosão, corrosão sob tensão e fragilização pelo hidrogênio. O presente projeto destina-se ao estudo da resistência à corrosão sob tensão em presença de sulfeto e fragilização pelo hidrogênio, em tubos de aço 9% Ni. Históricamente essa é uma aplicação nova para esse material, visto que ele é normalmente utilizado para aplicações criogênicas de armazenamento e transporte de gases naturais liquefeitos (GNL). Foram realizados ensaios de polarização catódica e anódica, ensaio de baixa taxa de deformação (BTD) de acordo com a norma ASTM G129-00/2006, em água do mar sintética e em solução contendo tiossulfato de sódio. Os resultados mostraram que o metal base estudado apresentou susceptibilidade à corrosão sob tensão em presença de sulfeto e fragilização pelo hidrogênio. Esta susceptibilidade foi comprovada com os resultados dos ensaios de tração BTD, tendo sido constatada uma queda significativa no alongamento e tempo de ruptura, em comparação aos ensaios realizados ao ar na mesma taxa de deformação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Metalúrgica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10013633-min.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.