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dc.contributor.advisorHemsley, Pedro-
dc.contributor.authorAlva, Alvaro Felipe Ferreira-
dc.date.accessioned2021-05-13T09:15:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:46Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.citationALVA, Alvaro Felipe Ferreira. Finanças comportamentais: análise do mercado financeiro brasileiro pela ótica da teoria da perspectiva. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14302-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectMercado financeiropt_BR
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.titleFinanças comportamentais: análise do mercado financeiro brasileiro pela ótica da teoria da perspectivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5712583659751675pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a temática das Finanças Comportamentais, área das Finanças que vem ganhando cada vez maior visibilidade, por contraponto às teorias das Finanças Modernas e tradicionais. Esta área aponta mais para uma análise psicológica do comportamento do agente financeiro, onde até então se dava maior importância à racionalidade como base no processo de tomada de decisão. A Teoria da Perspectiva, elaborada por Daniel Kahneman e Amos Tversky, surge como alternativa, introduzindo a irracionalidade e a influência de vieses heurísticos influenciadores das decisões, fazendo notar que estas não são ações exclusivamente racionais, envolvendo erros e acertos, perdas e riscos nem sempre calculados. O objetivo do trabalho é identificar os efeitos comportamentais previstos pela Teoria da Perspectiva nos processos de tomada de decisões financeiras por parte dos indivíduos do mercado financeiro brasileiro. Foi adotada uma revisão de literatura seguida por uma aplicação de um questionário, visando dar resposta aos objetivos traçados. Verificou-se que o processo de tomada de decisão dos agentes financeiros atualmente não está apenas baseado na racionalidade, mas antes envolve aspectos irracionais, vieses heurísticos resultantes da percepção cognitiva dos tomadores de decisão, onde aspectos como as vivências e experiências anteriores podem influenciar na avaliação de riscos e perspectivas perante as informações do mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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