Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14325
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A expansão dependente do Brasil: uma análise do BNDES na internacionalização dos capitais brasileiros na América Latina no século XXI
Author(s)/Inventor(s): Silva, Caique Andriewiski Pereira da
Advisor: Barreiros, Daniel de Pinho
Abstract: Este trabalho se enquadra na área de Economia Política Internacional e analisa as relações econômicas mantidas pelo Brasil com a América Latina no século XXI. Dentro desse escopo, utiliza o referencial teórico da Teoria Marxista da Dependência com ênfase no Subimperialismo de Ruy Mauro Marini, além de utilizar elementos do Capital-Imperialismo, categoria formulada por Virgínia Fontes. O objetivo principal do trabalho é investigar as transformações das relações do Estado Brasileiro e sua participação ativa na expansão de capitais nacionais em outros países da América Latina como um todo e à luz do marco teórico explicitado. Para isso, o trabalho discute a evolução da balança comercial e dos investimentos brasileiros enviados e recebidos, além de seu protagonismo nas iniciativas de integração regional mais recentes. Por último, atribui ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social o papel de principal apoiador ao processo de expansão de capitais brasileiros, que tem como um de seus principais ambientes institucionais de atuação a Iniciativa para Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana.
Keywords: Marxismo
Imperialismo
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
Integração econômica
América Latina
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Caique Andriewiski Pereira da. A expansão dependente do Brasil: uma análise do BNDES na internacionalização dos capitais brasileiros na América Latina no século XXI. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPSilva.pdf578.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.