Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14354
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação de um projeto de P, D e I no setor de óleo e gás pela abordagem da teoria das opções reais e pelo fluxo de caixa descontado
Author(s)/Inventor(s): Zappa, Luiz Eduardo Serrão
Advisor: Ferraz, João Carlos
Abstract: O presente trabalho analisa a adequabilidade de duas ferramentas de avaliação de investimento em projetos quando aplicados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Quais sejam: a abordagem tradicional do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) comparando-a com a Teoria das Opções Reais (TOR). Esta monografia encontra que a grande desvantagem do FCD é considerar a rota de desenvolvimento de um projeto como algo estático, quando na realidade, ao longo do tempo, decisões são tomadas pelos gestores, alterando o seu rumo de acordo com o cenário que se releva, principalmente frente a eventos externos e internos às empresas. Estes eventos cambiantes demandam flexibilidade nos processos de decisão. E essas flexibilidades existem em muitos projetos, mas não são capturadas pelo FCD. Talvez os projetos mais típico desta configuração são os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). Nesses é inerente a incerteza quanto aos seus resultados o que demanda uma postura de flexibilidade para introduzir-se alterações adaptativas em processos de decisão o que requer um marco de referência não estático. Por sua vez a TOR apresenta um ferramental para precificar flexibilidades. Assim, nesta monografia será apresentada uma revisão teórica das duas abordagens (FCD e TOR), ressaltando-se suas construções (incluindo procedimentos de cálculo) na busca da identificação de suas vantagens e desvantagens. Em seguida será discutido um caso hipotético de projeto de pesquisa do setor de Óleo & Gás, com a aplicação das duas abordagens, destacando-se as diferenças das abordagens. Para isso, será apresentada uma sessão dedicada a teorização da TOR no setor de P,D&I, particulares desse tipo de projeto e introduzido o ambiente de P,D&I nacional para melhor contextualizar o tema. A revisão da literatura e o caso hipotético demonstram que a abordagem pela teoria das opções reais representa um ferramental relevante para avaliação de projetos de investimentos, especialmente em contexto de riscos e incertezas, uma vez que sua interatividade informacional possibilita ao gestor um melhor nível de informação do que modelos tradicionais, permitindo tomadas de decisões que ampliem as possibilidades de se gerenciar os retornos esperados de um projeto.
Keywords: Investimentos
Mercado de capitais
Inovações tecnológicas
Opções financeiras
Fluxo de caixa
Óleo e gás
Investments
Financial options
Cash flow
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ZAPPA, Luiz Eduardo Serrão. Avaliação de um projeto de P, D e I no setor de óleo e gás pela abordagem da teoria das opções reais e pelo fluxo de caixa descontado. 2020. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LESZappa.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.