Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14357
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A pobreza no Brasil e o programa bolsa família
Author(s)/Inventor(s): Gonçalves Neto, Pedro Paulo
Advisor: Mathias, João Felippe Cury Marinho
Abstract: A pobreza é um tema discutido de maneira constante na sociedade e se reflete nos estudos acadêmicos. O objetivo desse estudo sobre pobreza no Brasil é entender seus impactos sociais, bem como seus efeitos socioeconômicos e a sua dimensão em território nacional. Para isso, utiliza-se do arcabouço teórico para compreender a dinâmica a partir do que já foi consolidado cientificamente. A abordagem empírica aparece a partir dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que identificam as famílias em extrema pobreza e utiliza os mesmos para a oferta de programas sociais. Nesse banco de dados estão inscritos mais de 76,4 milhões de brasileiros. O Programa Bolsa Família entra na análise como objeto de estudo e política de combate da pobreza. Seus efeitos permeiam o tecido social e modificam a estrutura econômica do Brasil, desde sua implementação no final do ano de 2003. Teorias foram elaboradas a partir da análise dos dados empíricos do programa, durante o período de existência (2003-2020), e algumas dessas abordagens fazem parte do arcabouço analítico utilizado no trabalho. Adicionalmente, são apresentados novos dados empíricos do Programa Bolsa Família, extraído do Cadastro Único, dando subsídios à análise do efeito social do Programa.
Keywords: Pobreza
Brasil
Políticas públicas
Programa Bolsa Família
Impactos sociais
Desenvolvimento econômico
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL::ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Jun-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GONÇALVES NETO, Pedro Paulo. A pobreza no Brasil e o programa bolsa família. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPGonçalvesNeto.pdf438.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.