Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14358
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A era pendular: um recorte político-econômico dos antecedentes, consequências e desdobramentos da “Revolução de 1930”
Author(s)/Inventor(s): Alvarenga, Rafael
Advisor: Freitas Filho, Almir Pita
Abstract: O objeto desse trabalho é analisar eventos políticos, econômicos e sociais ocorridos no período de 1930 a 1937 que se relacionam ao ensejo e aos desdobramentos da “Revolução de 30”. Para o entendimento dos estágios políticos pré e pós-Revolução, respectivamente República “Velha’, Governo Provisório e Constitucional, foram descritos os eventos que embasaram as propostas do Manifesto da Aliança Liberal e, por consequência, o discurso de posse de Getúlio Vargas em novembro de 1930, assim como suas relações com o texto constitucional de 1934 e ações governamentais entre os períodos 1930-34 e 1934-37 e o que acontece para chegarmos a um pico autoritário com a implementação do Estado Novo. As hipóteses da pesquisa advogam que a complexidade em aglutinar interesses políticos, econômicos e sociais de grupos heterogêneos estão na raiz do prolongamento do Governo Provisório brevidade do estágio Constitucional, assim como na adoção de um nacionalismo autoritário verificado em Vargas e na “oscilação pendular” em torno do processo de democratização. Esse trabalho se subdivide em três capítulos: A “República Velha”, “Governo Provisório” e “Governo Constitucional”, além de introdução e conclusão. Trata-se de uma pesquisa descritiva, amparada na revisão bibliográfica de textos clássicos sobre o período e na análise de documentos como a pauta programática da Aliança Liberal, o discurso de posse de Getúlio Vargas e a Constituição de 1934. O objetivo é construir o entendimento dos movimentos que alicerçam a Revolução. As conclusões alcançadas foram a de que a política no Brasil e no recorte estudado foi pendular - o pêndulo democrático inicia na “República Velha”, oscila em forma de golpe, avança com o governo Constitucional e culmina no Estado Novo. Constatamos ainda um desenvolvimento do nacionalismo baseado no autoritarismo, que acomodou as demandas conhecidas e correntes contraditórias desde as décadas passadas, convencendo grande parte do sistema político nacional de que o Estado Novo era a única saída para a manutenção dos direitos adquiridos e dos avanços econômicos até então insipientes. Além de conclusões diretas sobre as o ritmo, a forma e o alcance das propostas complexas do governo revolucionário que os convido a descobrir a partir dessa leitura.
Keywords: Cafeicultura
Aspectos econômicos
Aspectos políticos
Aspectos sociais
Revolução 1930
Autoritarismo
Governo Provisório (1930-1934)
Governo Constitucional (1934-1937)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA AGRARIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALVARENGA, Rafael. A era pendular: um recorte político-econômico dos antecedentes, consequências e desdobramentos da "Revolução de 1930". 2020. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAlvarenga.pdf529.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.