Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14359
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação da sistematicidade da política alemã de inovação sob a ótica da abordagem de Sistemas Nacionais de Inovação: período 2016-2020 com ênfase em PMEs
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Pedro de Assis Coelho da
Advisor: Matos, Marcelo Gerson Pessoa de
Co-advisor: Marcellino, Israel Sanches
Abstract: A inovação tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico dos países. As pequenas e médias empresas (PMEs) têm sido colocadas em posições importantes nos programas realizados em diversos países. A abordagem de inspiração neoschumpeteriana de Sistemas Nacionais de Inovação (SNI) é a principal literatura que considera as muitas dimensões de ações nacional como relevantes para o processo inovativo. Essa abordagem considera que as interações que ocorrem no processo inovativo em diferentes esferas, como as que acontecem entre as firmas, as universidades, governos e outras organizações, influenciam o aprendizado e a própria inovação. Essas considerações têm inúmeras implicações para políticas de inovação. Então, para avaliar uma política de inovação é possível apontar um quadro referencial que contém uma série de critérios que considerados conjuntamente podem indicar a sistematicidade das políticas de um determinado país. Esse estudo buscou adaptar esse quadro para as especificidades apresentadas pelas PMEs. Essa adaptação gera um quadro específico, com foco especial às PMEs, que pode ser útil em outros estudos que busquem entender se as condições trazidas pela abordagem do SNI são tratadas. O presente estudo busca aplicar tal quadro para avaliar a política de inovação para pequenas e médias empresas da Alemanha. Ela foi avaliada a partir da descrição dos contextos econômicos e das políticas que regem o conjunto de programas realizados para auxiliar as pequenas e médias empresas, sejam de forma direta ou indireta. Admite-se que essa política nacional reconhece as várias questões da abordagem do SNI e também as considerações relacionadas às especificidades das pequenas e médias empresas, já que os achados mostram que a política: (i) reconhece o aprendizado interativo e a importância das capacitações; (ii) enfatiza a difusão tecnológica e disponibilização de ativos complementares; (iii) está alinhada a políticas implícitas e diretrizes estratégicas; (iv) dialoga com diferentes atores e representantes de setores distintos; (v) escolhe temas levando em consideração questões tecnológicas acerca do objetivo estratégico; (vi) foca em atores coletivos, com forte participação da academia; (vii) reconhece as particularidades regionais. Entretanto, existem ainda algumas fraquezas relacionadas às antigas concepções da inovação e do fomento às PMEs.
Keywords: Inovações tecnológicas
Administração de empresas
Pequenas e médias empresas
Política de desenvolvimento
Alemanha
Technological innovations
Development policy
Germany
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::MUDANCA TECNOLOGICA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Pedro de Assis Coelho da. Avaliação da sistematicidade da política alemã de inovação sob a ótica da abordagem de Sistemas Nacionais de Inovação: período 2016-2020 com ênfase em PMEs. 2020. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PACRocha.pdf659.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.