Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14367
Tipo: Relatório
Título: Nem Leviatã nem moinho diabólico: notas para pensar a crise (e as perspectivas, sobretudo) da política social
Autor(es)/Inventor(es): Vianna, Maria Lúcia Teixeira Werneck
Resumo: Discussão sobre a crise do welfare state – sobretudo quanto às possibilidades de saída dessa crise no Brasil, onde a carência de bem-estar social ainda é enorme –, algumas reflexões originadas do contato com a literatura de cunho Progressista que, na Itália, vem tratando o tema. O ponto de partida consiste na suposição de que, para além das classificações usuais de sistemas de welfare, diferenças importantes no âmbito da política latu-sensu incidem sobre os arranjos concretos, diferenciando estruturas aparentemente iguais. Decorre daí a idéia central: pela política, atores coletivos se credenciam a apresentar alternativas distintas para o encaminhamento dos conflitos que inexoravelmente acompanham o exercício da cidadania em sociedades de classe. À guisa de conclusão, fica a confiança de que, diversamente ao que postula o conservadorismo contemporâneo, não há porque sucumbir ao maniqueísmo do “ou Estado ou Mercado”. Entre o leviatã e o moinho diabólico se insinuam sendas a explorar e é por elas que se vislumbra o novo appeal da esquerda.
Resumo : Unavailable.
Palavras-chave: Política social
Bem-estar social
Aspectos políticos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
In: Texto para discussão
Número: 247
Data de publicação: Dez-1990
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VIANNA, Maria Lúcia Teixeira Werneck. Nem Leviatã nem moinho diabólico: notas para pensar a crise (e as perspectivas, sobretudo) da política social. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990. 31 p. (Texto para discussão, n. 247).
Aparece nas coleções:Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLTWVianna.pdf9.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.