Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14383
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise do conhecimento sobre saúde bucal entre alunos do ensino médio e sua relação com panorama clínico no bairro Santo Antônio em Paraíba do Sul – RJ
Author(s)/Inventor(s): Costa, Carine de Souza
Advisor: Novelino, Marcelo Ferreira
Abstract: É na boca que o processo digestivo se inicia. Os dentes são responsáveis por auxiliarem na desintegração física dos alimentos, transformando-os em pedaços menores, enquanto a língua tem a função de auxiliar na mastigação e deglutição do bolo alimentar. A mucosa bucal, o osso maxilar, o osso mandibular e os dentes são locais onde ocorrem vários distúrbios. Por esse motivo a boca é considerada porta de entrada de várias patologias, pois abriga uma grande quantidade de micro-organismos, além de ser um ambiente rico em bactérias que compõem a mucosa bucal. O presente trabalho tem como objetivos identificar o conhecimento dos estudantes do ensino médio sobre a importância da saúde bucal, avaliar o material didático utilizado no colégio e analisar a saúde bucal da comunidade através da coleta de dados na UBS no bairro de Santo Antônio, município de Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi realizada mediante as respostas do questionário e do quantitativo de encaminhamentos liberados para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Os resultados obtidos demostram que ainda é grande a falta de informações e conscientização sobre a importância de se manter uma higienização bucal de qualidade. Através de uma abordagem mais detalhada sobre este assunto, é possível amenizar e evitar problemas sérios na cavidade bucal e consequentemente em outras áreas do organismo.
Keywords: Saúde bucal
Ensino médio
Odontologia
Participação comunitária
Material didático
Paraíba do Sul (RJ)
Oral health
High school
Dentistry
Community participation
Courseware
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Carine de Souza. Análise do conhecimento sobre saúde bucal entre alunos do ensino médio e sua relação com panorama clínico no bairro Santo Antônio em Paraíba do Sul – RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSCosta.pdf689.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.