Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14386
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Seixas, Tércia Guedes | - |
dc.contributor.author | Sousa, Jurema Rapôso Félix de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T13:22:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Jurema Rapôso Félix de. Desenvolvimento de uma atividade lúdica para o ensino de genética. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14386 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Jogo educativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Genetics | en |
dc.subject | Sciences teaching | en |
dc.subject | Educational game | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | High school | en |
dc.title | Desenvolvimento de uma atividade lúdica para o ensino de genética | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1646756359130747 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosse, Cássio Gomes | - |
dc.contributor.referee2 | Amaral, Verônica da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7705476213208712 | pt_BR |
dc.description.resumo | Muitos assuntos relacionados ao campo da genética têm invadido as mídias nos últimos anos. O desenvolvimento e utilização de técnicas que modificam tanto alimentos quanto animais, assim como, a utilização de células-tronco na determinação da etiologia de doenças e de seus possíveis tratamentos, trouxeram ao cenário atual da educação, a necessidade da formação de um indivíduo capaz de receber informações, processá-las e de posicionar-se de forma crítica, frente a estas demandas. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo denominado Evolugenes, cuja proposta é trabalhar em sala de aula os conceitos básicos da genética, aplicando-os e correlacionando-os com outros campos do conhecimento das Ciências, como por exemplo, o das teorias evolutivas. Sua elaboração nasceu da observação do quanto se aprende enquanto se brinca e, da necessidade da utilização de ferramentas pedagógicas que auxiliem o professor no desenvolvimento de competências e habilidades do aluno, que o possibilitem atuar de forma consciente e crítica frente aos desafios e demandas da sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JRFSousa.pdf | 617.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.