Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14388
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alves, Marcela de Souza | - |
dc.contributor.author | Ávila, Patrícia da Silva Bernardo Villela de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T20:28:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-09 | - |
dc.identifier.citation | ÁVILA, Patrícia da Silva Bernardo Villela. Abordagem do ensino de seleção natural no sétimo ano do ensino fundamental e a contribuição das histórias em quadrinhos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14388 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Evolução | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Comics | en |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Evolution | en |
dc.subject | Biology | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.title | Abordagem do ensino de seleção natural no sétimo ano do ensino fundamental e a contribuição das histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6015830328392716 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ximenes, Elisa Francioli | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121836264109435 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Tatiana Galdino da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2025657465509826 | pt_BR |
dc.description.resumo | A evolução é mencionada por diversos autores como o eixo norteador da biologia, logo, é fundamental que os estudantes tenham compreensão sobre os conceitos desse tema e de seleção natural. O presente trabalho se propôs a buscar alternativas para o aprimoramento do ensino de ciências com a utilização de tirinhas de histórias em quadrinhos e, de modo que seja construída ainda na educação básica, conhecimentos em ciências de forma integrada com os conceitos evolutivos. Para isso, é necessário investigar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre evolução e seleção natural, analisar as possíveis dificuldades conceituais e os possíveis obstáculos e assim verificar a contribuição de história em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa traz um questionário fechado como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado a três turmas do 7º ano do ensino fundamental, em duas unidades escolares, o Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre, no Município de Barra do Piraí e o Colégio Municipal Getúlio Vargas, no município de Resende, ambas no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi um questionário quantitativo, do tipo fechado, com dezesseis perguntas com quatro opções de respostas. A aplicação do questionário ocorreu após as observações das aulas sobre evolução. Os quadrinhos foram lidos e em seguida o questionário foi lido, explicado e aplicado pela estagiária-pesquisadora. Os resultados obtidos em dados numéricos foram convertidos em porcentagem e transformados em gráficos que foram elaborados utilizando o programa GraphPad Prism 8.0. As respostas obtidas no questionário foram separadas em quatro categorias a partir de conceitos trabalhados. Observa-se que entre as unidades escolares houve divergências na compreensão dos conceitos trabalhados, na categoria um, o Colégio Municipal Getúlio Vargas demonstrou melhor compreensão do conceito adaptação. Na categoria dois, ambas unidades escolares demonstraram compreender o conceito evolução, na categoria três, o Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre, demonstrou melhor compreensão sobre Lamarckismo x evolução e na categoria quatro, o Colégio Municipal Getúlio Vargas compreendeu melhor o conceito mutação. Devido as dúvidas conceituais pertinentes a faixa etária dos alunos, nota-se que as histórias em quadrinhos trazem uma motivação que lhes permite melhor compreensão da seleção natural e os conceitos envolvidos, demonstrando que é essencial a abordagem sobre a teoria evolutiva com recursos didáticos, como história em quadrinhos, visto que equívocos conceituais sobre este assunto já se mostram presentes, ainda mais se levarmos em conta que o conteúdo evolução é dado apenas no ensino médio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PSBVAvila.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.