Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14403
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Daise dos Santos | - |
dc.contributor.author | Costa, Renata Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-03T18:42:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:54Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Renata Ferreira. Alfabetização científica e o ensino de ciências no cotidiano escolar: reflexões sobre um projeto de ciências no município de Magé - RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14403 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Magé (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Sciences teaching | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | Literacy | en |
dc.title | Alfabetização científica e o ensino de ciências no cotidiano escolar: reflexões sobre um projeto de ciências no município de Magé - RJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Contarato, Thiago Sebastião Reis | - |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Vinicius dos Santos | - |
dc.description.resumo | A alfabetização científica é um termo utilizado para descrever uma forma de ensino que visa ensinar ao estudante a ler o mundo pela ótica das ciências. Ou seja, por uma ótica onde a produção do conhecimento envolve pessoas, técnicas, modo de fazer em um dado espaço de tempo. Esse trabalho teve como objetivo observar e registrar a prática de uma docente que trabalha com Alfabetização Científica no município de Magé (RJ). A relevância de seu trabalho se dá, sobretudo, pelo seu caráter interdisciplinar, mobilizador da comunidade e alcance significativo de seu público-alvo. O mesmo, foi premiado pela Secretaria de Educação da cidade. O caminho metodológico percorrido para a elaboração deste trabalho foi o da Pesquisa Social. Assim, foi realizado com a professora entrevistas estruturadas e semi-estruturadas – pesquisa qualitativa. E ao final, após a análise dos dados foi possível traçar convergências de sua prática com algumas características de um alfabetizador científico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RFCosta.pdf | 358.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.