Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Daise dos Santos-
dc.contributor.authorCosta, Renata Ferreira-
dc.date.accessioned2021-06-03T18:42:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCOSTA, Renata Ferreira. Alfabetização científica e o ensino de ciências no cotidiano escolar: reflexões sobre um projeto de ciências no município de Magé - RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14403-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMagé (RJ)pt_BR
dc.subjectSciences teachingen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectLiteracyen
dc.titleAlfabetização científica e o ensino de ciências no cotidiano escolar: reflexões sobre um projeto de ciências no município de Magé - RJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Contarato, Thiago Sebastião Reis-
dc.contributor.referee2Moraes, Vinicius dos Santos-
dc.description.resumoA alfabetização científica é um termo utilizado para descrever uma forma de ensino que visa ensinar ao estudante a ler o mundo pela ótica das ciências. Ou seja, por uma ótica onde a produção do conhecimento envolve pessoas, técnicas, modo de fazer em um dado espaço de tempo. Esse trabalho teve como objetivo observar e registrar a prática de uma docente que trabalha com Alfabetização Científica no município de Magé (RJ). A relevância de seu trabalho se dá, sobretudo, pelo seu caráter interdisciplinar, mobilizador da comunidade e alcance significativo de seu público-alvo. O mesmo, foi premiado pela Secretaria de Educação da cidade. O caminho metodológico percorrido para a elaboração deste trabalho foi o da Pesquisa Social. Assim, foi realizado com a professora entrevistas estruturadas e semi-estruturadas – pesquisa qualitativa. E ao final, após a análise dos dados foi possível traçar convergências de sua prática com algumas características de um alfabetizador científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFCosta.pdf358.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.