Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Aline Meneguci da-
dc.contributor.authorRocha, Gabriela Xavier-
dc.date.accessioned2021-06-07T11:57:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:54Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.citationROCHA, Gabriela Xavier. Ensinando ciências: a contextualização de suas subáreas com assuntos do cotidiano e o uso de ensaios práticos como ferramentas de ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14408-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.titleEnsinando ciências: a contextualização de suas subáreas com assuntos do cotidiano e o uso de ensaios práticos como ferramentas de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4360029315507230pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fábio Marques de-
dc.contributor.referee2Santos, Ana Carolina da Rocha Lessa Castro dos-
dc.contributor.referee3Oliveira, Fábio Marques de-
dc.description.resumoO mecanismo de Ensino na tentativa de melhorar a qualidade e inovar o formato para atrair seu público, no caso os alunos, vem sofrendo gradativamente mudanças. O processo de aprendizagem em Ciências, como em outras disciplinas, depara-se com certo grau de dificuldade quanto aos conteúdos apresentados. E como uma das causas dessa problemática, tem-se a falta de ligação do assunto das aulas com as situações que ocorrem no cotidiano de todos. Com isso viu-se a necessidade da contextualização dessas matérias com assuntos que despertam os interesses desses alunos. O meio social influencia em boa parte este processo, já que as informações que esse público recebe através dos meios de comunicação, muitas das vezes direcionam o interesse em determinado assunto. Por isso, a utilização de temas em salas de aulas que aliam o programa pedagógico a ser trabalhado e as notícias que estão ocorrendo na sociedade e de fato interessam a esses discentes, funcionam como poderosa ferramenta para o aprendizado (FILHO, 2010). Diante da problemática apresentada, esse trabalho apresenta uma proposta para o Ensino de Ciências que é o uso da contextualização com assuntos do cotidiano nas disciplinas de Ciências e Biologia; e atividades práticas inseridas nas aulas das mesmas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GXRocha.pdf967.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.