Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBitencourt, José Augusto Pires-
dc.contributor.authorRibeiro, Juliana Machado-
dc.date.accessioned2021-06-07T12:05:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:54Z-
dc.date.issued2016-07-12-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Juliana Machado. A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14409-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1330312158604944pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Aline Meneguci da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4360029315507230pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Carolina Coelho da Costa-
dc.description.resumoO presente trabalho busca investigar como a inclusão do lúdico, o qual é relativo a jogos e brincadeiras, interfere no processo ensino-aprendizagem. Para isto, houve a confecção de um jogo de boliche, onde foram estabelecidas regras próprias para que fosse possível aplicá-lo na sala de aula, mostrando aos alunos uma proposta de aula diferente, utilizando como ferramenta didática um jogo. A temática apresentada no jogo foi sobre os insetos, mas para atingir o propósito do mesmo, foram incluídas fotos de animais pertencentes a classes diferentes. A atividade foi realizada em três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, na escola Darcílio Ayres Raunheitti, em Nova Iguaçu. A dinâmica foi vista pelos alunos de forma positiva e os resultados mostraram que o lúdico pode ser um importante aliado no trabalho do professor, pois torna a aula mais dinâmica, interessante e aluno participa ativamente, facilitando, assim, seu aprendizado como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMRibeiro.pdf705.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.