Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14409
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bitencourt, José Augusto Pires | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Juliana Machado | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T12:05:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-12 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Juliana Machado. A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14409 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1330312158604944 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Aline Meneguci da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4360029315507230 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vale, Carolina Coelho da Costa | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca investigar como a inclusão do lúdico, o qual é relativo a jogos e brincadeiras, interfere no processo ensino-aprendizagem. Para isto, houve a confecção de um jogo de boliche, onde foram estabelecidas regras próprias para que fosse possível aplicá-lo na sala de aula, mostrando aos alunos uma proposta de aula diferente, utilizando como ferramenta didática um jogo. A temática apresentada no jogo foi sobre os insetos, mas para atingir o propósito do mesmo, foram incluídas fotos de animais pertencentes a classes diferentes. A atividade foi realizada em três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, na escola Darcílio Ayres Raunheitti, em Nova Iguaçu. A dinâmica foi vista pelos alunos de forma positiva e os resultados mostraram que o lúdico pode ser um importante aliado no trabalho do professor, pois torna a aula mais dinâmica, interessante e aluno participa ativamente, facilitando, assim, seu aprendizado como um todo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JMRibeiro.pdf | 705.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.