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dc.contributor.advisorOliveira, Maria Luisa Ramos Soares de-
dc.contributor.authorXavier, Guilherme Alves da Costa-
dc.date.accessioned2021-06-07T17:17:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:55Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationXAVIER, Guilherme Alves da Costa. As encadernações de 1850 a 1890 presentes na coleção da Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro: um estudo de caso do livro “coleção de cabeças de personagens ilustres”. 2015. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14423-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObras raraspt_BR
dc.subjectEncadernaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas institucionaispt_BR
dc.titleAs encadernações de 1850 a 1890 presentes na coleção da Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro: um estudo de caso do livro “coleção de cabeças de personagens ilustres”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoAnalisa a restauração da obra intitulada “Recueil de têtes choisies de personnages illustres dans les lettres et dans les armes êxactement dessinées et gravées de La grandeur des originaux par Paul Fidanza peintre romain d’après lês peintures de Raphael D’Rubin et autres grands maîtres existantes au Vatican et dans plusiers galeries de Rome.” TOM. I, bem como devolver a mesma sua função primária de um objeto didático, possibilitando novamente seu manuseio. O trabalho iniciado surge a partir de uma reflexão diante de políticas institucionais muitas vezes ineficazes que deixam nosso acervo muito vulnerável em vários aspectos, incluindo o seu descarte definitivo, somado a intervenções ainda inadequadas que colocam em risco a existência de determinado objeto de grande valor artístico nacional e internacional. Para a formulação deste trabalho seguiu-se uma metodologia através do estudo arqueológico do livro, isto é, sua materialidade a fim de melhor compreensão de sua estrutura, o que facilitaria no processo de restauro e afastaria possíveis equívocos durante o processo, evitando assim a modificação da estrutura original. Para a fundamentação da pesquisa utilizou-se como base os teóricos Szirmai (1998), Brandi (2004), Middleton (2004) e Young (1995). Foi observado que a pesquisa científica paralela ao estudo foi imprescindível para um processo de restauração no qual obteve seus objetivos alcançados de maneira satisfatória, possibilitando assim uma contribuição científica de grande valor para a área de conservação e restauração, do mesmo modo, para o ofício de encadernação que ainda necessita de uma base científica consolidada. O livro teve ao final do processo seu retorno à instituição de origem, abrindo então para possibilidades de discussão teórica - crítica sobre as políticas institucionais que de certo modo possibilitaram a realização do trabalho e também sua própria reformulação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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