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dc.contributor.advisorXavier, Libânia Nacif-
dc.contributor.authorSantos, Glaucia Barbosa dos-
dc.date.accessioned2021-06-08T20:09:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:55Z-
dc.date.issued2020-09-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Glaucia Barbosa dos. Direitos humanos e o acesso à cultura na favela: estudo de caso de uma biblioteca na Maré. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14430-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMaré (Rio de Janeiro, RJ)pt_BR
dc.subjectBibliotecas públicaspt_BR
dc.titleDireitos humanos e o acesso à cultura na favela: estudo de caso de uma biblioteca na Marépt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula Abreu-
dc.contributor.referee2Giambiagi, Irene-
dc.description.resumoEste trabalho aborda o tema dos Direitos Humanos para o acesso à cultura no Brasil, a partir da discussão das desigualdades sociais e econômicas oriundas da população de comunidades faveladas. Explora o conceito de Educação Não Formal e suas características como espaços e projetos sociais para analisar como se pode garantir o direito ao acesso à cultura por meio de espaços como as bibliotecas comunitárias e populares. O campo escolhido para a pesquisa foi a Biblioteca Popular Lima Barreto, na Maré. Para conduzir a pesquisa foi formulada a seguinte questão: Como a biblioteca está inserida na comunidade da Maré, partindo da premissa que o acesso à vida cultural é um direito para todos, não só entendendo biblioteca como espaço de cultura, mas também de educação e, principalmente, de direitos? Para nortear a análise, o estudo tem como objetivo principal o de compreender o valor da biblioteca na comunidade como bem cultural de direito e seu papel para a ampliação do horizonte cultural e educacional daqueles que dela fazem uso. Para alcançar o objetivo principal foram propostos os seguintes objetivos específicos: identificar políticas para os Direitos Humanos no Brasil em relação à educação e à cultura; compreender o que é Educação não formal e o que se pode fazer para ampliar o capital cultural dos jovens moradores da Maré através da biblioteca; conhecer como a biblioteca investigada funciona; identificar o que esse espaço representa para a comunidade (usuários). Para coleta de dados foi utilizada uma abordagem qualitativa e como instrumentos foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a entrevista e o questionário. No decorrer da pesquisa fica nítido o valor da biblioteca em comunidades a fim de democratizar o acesso não somente a livros, mas à cultura visto que esses espaços também oferecem atividades culturais e a importância da biblioteca para melhorar o desempenho escolar e acadêmico dos usuários provenientes de condições menos favorecidas. Conclui-se que espaços como as bibliotecas comunitárias e populares podem transformar a realidade de uma comunidade, a partir de ações sociais que visem garantir a igualdade de direitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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