Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14455
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vargas, André Luiz Vasconcellos | - |
dc.contributor.author | Paiva, Marcella da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T11:50:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-16 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Marcella da Rocha. Percepção dos moradores de Volta Redonda, acerca da floresta da Cicuta, Volta Redonda, RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14455 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Áreas de conservação | pt_BR |
dc.subject | Florestas | pt_BR |
dc.title | Percepção dos moradores de Volta Redonda, acerca da floresta da Cicuta, Volta Redonda, RJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6414237077336317 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chaves, Marcela Cassin | - |
dc.contributor.referee2 | Duque, Maria Maura Barros | - |
dc.description.resumo | Unidades de Conservação podem ser entendidas por áreas naturais, que devem ser protegidas por possuir elementos de fauna e flora, entre outros fatores, peculiares e relevantes que devem ser conservados. Dentro do ambiente urbano da cidade de Volta Redonda, RJ, existe a Floresta da Cicuta, uma área florestal importante para esta cidade, sendo uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), uma categoria de Unidade de Conservação. O presente trabalho procura traçar qualitativamente o perfil dos moradores da cidade de Volta Redonda a respeito da Unidade de Conservação ARIE Floresta da Cicuta, através da aplicação de um questionário à população, buscando perceber os pontos a serem explorados para a promoção de educação ambiental, favorecendo a conservação desta área natural, como também contribuir para a formação cidadã da população da cidade. Os questionários foram aplicados com intuito de observar se a idade dos moradores influenciava nas respostas, como também o local de moradia (próximos ou distantes) da floresta. Ao analisar, verificou-se que, de modo geral, as perguntas obtiveram porcentagens baixas de respostas positivas em relação ao esperado, entre todas as faixas etárias. Em algumas perguntas os mais jovens se destacaram, e em apenas uma pergunta houve o destaque dos mais idosos em relação a importância de ambientes naturais. Em relação à distância, grande parte dos habitantes de cidade residem em bairros mais afastados, justificando a falta de conhecimento sobre o tema de estudo, porém os moradores mais próximos também não responderam satisfatoriamente (respostas positivas), já que a proximidade sugeriria que tivessem um conhecimento mais apurado sobre a área. Assim, evidenciou-se a importância de utilizar a Floresta da Cicuta como local de motivação para causas ambientais, onde os moradores ao terem acesso a área possam se sensibilizar, formando uma nova consciência ambiental. Nesse contexto a implantação de uma trilha interpretativa na ARIE, seria um elemento imprescindível para aproximar os moradores a esse fragmento florestal, sem afetar a sustentabilidade da floresta, suscitando qualidade de vida para os habitantes de Volta Redonda. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MRPaiva.pdf | 628.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.