Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14456
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuedes, Patrícia Gonçalves-
dc.contributor.authorVantil, Soraya Vieira-
dc.date.accessioned2021-06-11T11:50:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:56Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.citationVANTIL, Soraya Vieira. Os livros didáticos de ciências e as questões associadas à interação homem/natureza, com ênfase na ordem Chiroptera (Mammalia). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14456-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectMamíferospt_BR
dc.subjectMorcegospt_BR
dc.titleOs livros didáticos de ciências e as questões associadas à interação homem/natureza, com ênfase na ordem Chiroptera (Mammalia)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7330537939119291pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bárbara de Almeida-
dc.contributor.referee2Almeida, Juliana Cardoso de-
dc.description.resumoO Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), juntamente com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, seleciona e qualifica os livros didáticos inscritos no programa através do qual, escolas de todo o Brasil podem escolher os livros didáticos (LD) que serão utilizados em suas unidades. No que diz respeito aos livros de Ciências e Biologia, há esforços permanentes de colaboração para a sua atualização, seja através das suas edições revisadas, ou de análises externas de seus conteúdos. No que diz respeito à Zoologia, mais especificamente à Ordem Chiroptera (Mammalia), o conteúdo não possui abordagem clara sobre as questões ambientais que relacionam morcegos ao homem e demais seres vivos. A fim de analisar como o tema “Morcegos” é tratado nos livros didáticos no PNLD, foram avaliadas 86 obras, que se distribuem em 16 coleções de livros, abrangendo do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Cada um dos livros foi analisado seguindo um formulário e observações sobre como o tema era tratado foram anotadas. Dos livros analisados, 31 continham citações aos quirópteros, dos quais apenas dois apresentavam conceitos errôneos / inadequados. Os temas associados a essas citações, com maior frequência, foram: mamíferos (N=9), meio ambiente (N=8), reprodução vegetal e polinização (N=6), hábitos dos morcegos (N=5), estruturas homólogas e análogas (N=2), seres vivos (N=2), importância da luz (N=1) e o ser humano (N=1). Outras questões são discutidas pelo presente estudo, a fim de melhorar o tratamento dado ao tema nos LD. A abordagem correta ao tema é relevante para a formação do cidadão, pois abrange os conhecimentos prévios culturais e sociais, que neste contexto tratam dos mitos sobre os morcegos, que são apresentados de forma superficial ou não citados na Educação Básica. Os esforços dos autores, dos Livros Didáticos, em preparar um material de qualidade e atrativo para as escolas se confrontam com a vivência diária, muitas vezes precária, entre professor e aluno, o que remete uma deficiência nos métodos e na qualidade de ensino no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SVVantil.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.