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dc.contributor.advisorTavares, Eliana Schwartz-
dc.contributor.authorGonçalves, Vera Moreira-
dc.date.accessioned2021-06-14T19:29:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:57Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Vera Moreira. Procura-se aquelas veredas: levantamento de plantas que estão desaparecendo no bairro Padre Miguel e arredores – Rio de Janeiro - RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14491-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnobotânicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPlantas em extinçãopt_BR
dc.subjectPadre Miguel (RJ)pt_BR
dc.subjectEthnobotanyen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEndangered speciesen
dc.titleProcura-se aquelas veredas: levantamento de plantas que estão desaparecendo no bairro Padre Miguel e arredores – Rio de Janeiro - RJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5830102851113743pt_BR
dc.description.resumoA dizimação da flora nativa é mais evidente nas cidades urbanas, por causa do acelerado processo de comércio e industrialização. Além disso, a transmissão de costumes e conhecimentos sobre o uso de plantas nessas áreas vem diminuindo com o passar do tempo, principalmente entre os jovens. Como estudos etnobotânicos são importantes no resgate e na valorização do conhecimento tradicional, este trabalho visa reduzir a perda cultural a partir do levantamento de plantas que estão desaparecendo nos últimos anos e que os moradores de Padre Miguel e arredores sentem falta. Outro objetivo é contribuir na conservação e disseminação do conhecimento popular dessas plantas entre os mais jovens. Para tal a autora propôs a 140 estudantes da rede pública de ensino a entrevistarem moradores deste bairro com 60 anos ou mais sobre tema, a pesquisarem uma imagem do nome popular da planta e depois confirmarem se a mesma corresponde com mencionada pelo entrevistado. Após a aplicação, registro, processamento e análise dos dados coletados, as plantas foram identificadas com auxílio do site Flora Brasil e de especialistas da UFRJ. 100 pessoas foram entrevistadas e 71,4% dos estudantes concluíram toda a proposta. 105 nomes populares e suas respectivas imagens foram arquivados. Das 38 famílias identificadas, a Asteraceae e Araceae foram as mais representativas. A samambaia, dormideira, comigo-ninguém-pode, dália e babosa foram as plantas que os moradores mais sentiram falta. De acordo com o padrão de respostas foram elaboradas categorias de significados culturais sendo as mais relevantes as referentes à afetividade, ao ambiente agradável, aos usos ornamental, medicinal e alimentar. Como resultado a autora conseguiu mobilizar os alunos e os moradores, proporcionando um maior interesse e integração entre as duas gerações. Também este trabalho contribui para construir um ensino-aprendizagem mais significativo e interdisciplinar, bem como a importância da afetividade nesse processo. Futuramente estes resultados podem conduzir outras ações educativas, como a devolução dessas plantas aos respectivos entrevistados, bem como propor uma maior discussão em prol de uma cultura mais sustentável e ecológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::FITOGEOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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