Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14492
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Comparação entre duas metodologias de análise de obstrução foliar do sub-bosque em uma área de Mata Atlântica do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Santos Junior, Anderson dos
Advisor: Silva, Rui Cerqueira
Co-advisor: Delciellos, Ana Cláudia
Abstract: Habitats estruturalmente complexos, ou seja, com seus estratos verticais da mata mais numerosos e bem desenvolvidos, frequentemente estão correlacionados à ocorrência de uma maior diversidade de espécies da fauna. Ao longo dos anos, diversos métodos foram utilizados para medir a estrutura do sub-bosque como, por exemplo, o diâmetro à altura do peito de árvores e arbustos. Entre os métodos frequentemente utilizados, as fotos digitais e a tela de habitat fornecem medidas de porcentagem da obstrução foliar. O objetivo do estudo foi comparar medidas de obstrução foliar do estrato do sub-bosque obtidas através dessas duas metodologias em uma área de Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro, Brasil. O estudo foi desenvolvido no Parque Nacional da Serra dos Órgãos em duas áreas na localidade do Garrafão (Grades A e B), de 0,64 hectares cada. Para as medidas de obstrução do sub-bosque obtidas através de cada método utilizado foram calculadas duas medidas de tendência central (moda e mediana). Para comparar as medidas de obstrução do sub-bosque entre grades separadamente por método utilizado foi utilizado o teste U de Mann-Whitney para amostras independentes (p < 0,05). Para avaliar a existência de correlação entre as medidas obtidas através de diferentes métodos foram utilizadas correlações de Spearman. Ambos os métodos foram correlacionados sugerindo que ambos fornecem uma medida que reflete a obstrução do sub-bosque. A tela de habitat mostrou-se um método de rápida utilização, replicável e que demanda menos tempo.
Keywords: Diagnose foliar
Mata Atlântica
Rio de Janeiro (Estado)
Leaf diagnosis
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::FISIOLOGIA VEGETAL::NUTRICAO E CRESCIMENTO VEGETAL
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Jun-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS JÚNIOR, Anderson dos. Comparação entre duas metodologias de análise de obstrução foliar do sub-bosque em uma área de Mata Atlântica do Rio de Janeiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASJunior.pdf415.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.