Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14502
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dc.contributor.advisorMarques, Alessandra de Lima-
dc.contributor.authorSouza, Mônica da Silva-
dc.date.accessioned2021-07-13T16:12:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:57Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUZA, Mônica da Silva. Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14502-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrituração contábilpt_BR
dc.subjectDocumentos eletrônicospt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleSistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPEDpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2973597100510382pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Marcus Vinicius Melo-
dc.contributor.referee2Bufoni, André Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7894043099377479pt_BR
dc.description.resumoO SPED trouxe vários benefícios para o Governo e para as empresas, contudo alterou a maneira com que o Contador trabalha. Ele foi criado para facilitar o cumprimento das Obrigações Acessórias e unir as três esferas governamentais através de um banco de dados compartilhado. Nesse contexto, surge a necessidade dos discentes do curso de Ciências Contábeis estarem preparados com as mudanças impostas pelas Administrações Tributárias. O objetivo desta pesquisa é apresentar o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. Desta forma, foi realizado um questionário visando capturar elementos para atingir o objetivo da pesquisa. Quanto à metodologia o presente estudo é descritivo de caráter qualitativo e bibliográfico e foi utilizado um levantamento de campo (survey). A amostra foi composta de 68 discentes que responderam ao questionário enviado no segundo semestre de 2019. Na análise dos dados foi observado que os alunos afirmaram conhecer o SPED, contudo não usam no seu dia a dia. Assim, destaca-se que os universitários entram em contato com o SPED na graduação e no estágio e, posteriormente, procuram atualizar-se na internet.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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