Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14502
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marques, Alessandra de Lima | - |
dc.contributor.author | Souza, Mônica da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-13T16:12:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:57Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mônica da Silva. Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14502 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escrituração contábil | pt_BR |
dc.subject | Documentos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.title | Sistema público de escrituração digital: o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2973597100510382 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Marcus Vinicius Melo | - |
dc.contributor.referee2 | Bufoni, André Luiz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7894043099377479 | pt_BR |
dc.description.resumo | O SPED trouxe vários benefícios para o Governo e para as empresas, contudo alterou a maneira com que o Contador trabalha. Ele foi criado para facilitar o cumprimento das Obrigações Acessórias e unir as três esferas governamentais através de um banco de dados compartilhado. Nesse contexto, surge a necessidade dos discentes do curso de Ciências Contábeis estarem preparados com as mudanças impostas pelas Administrações Tributárias. O objetivo desta pesquisa é apresentar o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ a respeito das principais obrigações acessórias federais dentro da plataforma do SPED. Desta forma, foi realizado um questionário visando capturar elementos para atingir o objetivo da pesquisa. Quanto à metodologia o presente estudo é descritivo de caráter qualitativo e bibliográfico e foi utilizado um levantamento de campo (survey). A amostra foi composta de 68 discentes que responderam ao questionário enviado no segundo semestre de 2019. Na análise dos dados foi observado que os alunos afirmaram conhecer o SPED, contudo não usam no seu dia a dia. Assim, destaca-se que os universitários entram em contato com o SPED na graduação e no estágio e, posteriormente, procuram atualizar-se na internet. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSSouza.pdf | 495.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.