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dc.contributor.advisorLombardi, Andrea Giuseppe-
dc.contributor.authorMoura, Heglan Pereira-
dc.date.accessioned2021-07-14T13:14:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:57Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14512-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.subjectMitospt_BR
dc.subjectTeoria musicalpt_BR
dc.subjectLiteratura italianapt_BR
dc.titleA teoria dos afetos: da ópera ao sambapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0674677991040682pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4228468904921395pt_BR
dc.description.resumoExpõe questões que venho pesquisando desde 2018 junto à Faculdade de Letras da UFRJ e ao Professor Andrea Lombardi, que é músico e professor de literatura italiana na mesma de letras da Universidade do Rio de Janeiro. A paixão que me move é um dos motes de início da pesquisa: a música antiga e a palavra. Este amor em harmonia me persegue e eu o persigo desde a minha infância. Neste gap, o pesquisador que procura sempre extrair mais informações coletando dados, também se conhece em sua própria pesquisa de vida. A pesquisa em música e literatura é contínua e ao mesmo tempo regressiva. Ambas as artes, as duas, música e literatura são observadas como um combustível artístico ou um alimento transformador. A arte transforma, representa o passado in continum e traz ao homem cura na caminhada árdua. Música é bálsamo de vida para a alma. O mito de Orfeu, marco na tradição da música antiga, figura que nos abre um discurso pelas suas inovações harmônicas ligadas à palavra e o seu enorme poder de transformação no decorrer do tempo, é o sujeito desse trabalho de conclusão de curso. Foi nas aulas de literatura Italiana, eu comentei sobre ser cantor lírico e gostar muito de música antiga. O tema escolhido foi sugerido em 2018 nas aulas de literatura italiana, desde então, trabalho em pesquisa em cima do tema de Orfeu. Assim, o melodrama de Monteverdi me foi apresentado e as ressignificações do mito até hoje estão na minha vida. Hoje a figura do músico favelado é algo que permeia a minha vida em um sentido análogo. Pois a figura de Poeta músico ainda existe hoje, não nos prados do Pidon e do Helicon, mas nas favelas do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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