Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14522
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Descarte inadequado de medicamentos e a importância da logística reversa: um estudo de caso no centro de tecnologia da UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Martins, Eduarda Miranda Soares Salim
Advisor: Itabaiana Junior, Ivaldo
Abstract: O Brasil é atualmente o 7º maior consumidor de medicamentos do mundo, com projeções promissoras de crescimento neste setor. O acesso aos medicamentos pela população evoluiu com o passar dos anos devido a ações como a implementação do Sistema Único de Saúde, além da Lei de Genéricos. Ademais, a venda de medicamentos sem prescrição impulsiona o faturamento do mercado e, alinhada à cultura de automedicação do país, reflete um cenário de uso irracional de fármacos, causando, assim, sobra de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso. Nesse contexto, foi aplicado um questionário online divulgado para os estudantes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 27 de agosto e 27 de setembro de 2020, a fim de traçar o perfil comportamental referente à instrução e conhecimento dos entrevistados sobre o descarte destes resíduos. Como resultado, verificou-se que 99,1% alegaram armazenar medicamentos em suas residências, com destaque para analgésicos e anti-inflamatórios, classes mais vendidas no mercado. No que se diz respeito ao descarte destes produtos, 79,8% informaram utilizar o lixo comum e 71,7% confirmou não ter conhecimento sobre as consequências e perigos desta escolha. Sendo assim, a partir dos resultados do estudo de caso, conclui-se que a população é precariamente instruída para lidar com medicamentos vencidos em domicílio, o que propicia potenciais riscos ambientais e para saúde humana e animal. Desse modo, o Decreto 10.388, instituído em 12 de junho de 2020, que define a obrigatoriedade da logístiva reversa para medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, representa um marco para o setor farmacêutico, uma vez que legisla o tema sob uma abrangência nacional, agrupando no projeto a participação de todos os envolvidos no ciclo de vida dos medicamentos. Este sistema, então, representa uma ferramenta chave para evolução do cenário de descarte inadequado, já que promove a correta destinação final dos resíduos, sendo capaz ainda de instruir a população, agente essencial e o responsável por iniciar o fluxo reverso.
Keywords: Medicamentos
Descarte
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::ANALISE E CONTROLE E MEDICAMENTOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-May-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARTINS, Eduarda Miranda Soares Salim. Descarte inadequado de medicamentos e a importância da logística reversa: um estudo de caso no centro de tecnologia da ufrj. 2021. 92 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMSLMartins.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.