Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14523
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise de oportunidade das tecnologias crude oil to chemicals (COTC) nos cenários atual e futuro de consumo mundial dos derivados de petróleo
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Gabriel Salathé Brandão
Freitas, Geyson César de Oliveira
Advisor: Leite, Luiz Fernando
Abstract: Com a expectativa de que a demanda por gasolina e diesel diminua no futuro próximo, as tecnologias de petróleo bruto para produtos químicos (COTC) têm o potencial de se tornarem os processos mais importantes da indústria petroquímica. Esta tendência tem desencadeado intensas pesquisas para maximizar a produção de olefinas leves e aromáticos em detrimento dos combustíveis, o que exige processos disruptivos capazes de transformar o petróleo bruto em produtos químicos de forma eficiente e ambientalmente correta. Esse trabalho teve como objetivo avaliar os direcionadores de demanda do mercado de petróleo, levando em conta o impacto da emissão de gases do efeito estufa causado pela queima de combustíveis, bem como analisar a tendência das tecnologias COTC frente às convencionais, e apresentar os atuais projetos de plantas COTC que estão sendo desenvolvidos e implementados no mundo. As pesquisas de prospecção tecnológica mostraram que os líderes no desenvolvimento de tecnologias COTC foram Arábia Saudita e China, fato corroborado pelos principais projetos de plantas baseadas nessas tecnologias em implementação no mundo virem desses países. Além disso, essas pesquisas também mostraram que a maioria das tecnologias COTC avaliadas se baseiam nas tecnologias convencionais de produção de olefinas, sendo elas o craqueamento a vapor e o craqueamento catalítico fluido.
Keywords: Mercado
Petróleo
Olefinas
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Gabriel Salathé Brandão; FREITAS, Geyson César de Oliveira. Análise de oportunidade das tecnologias crude oil to chemicals (COTC) nos cenários atual e futuro de consumo mundial dos derivados de petróleo. 2021. 109 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCOFreitas.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.