Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14548
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Administração estratégica: a importância do seu estudo e aplicabilidade para as micro e pequenas empresas brasileiras
Author(s)/Inventor(s): Yatabe, Hiroshi
Advisor: Freres Filho, Helios Malebranche Olbrisch
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de colaborar com o cenário empreendedor do Brasil conectando algumas das teorias da administração estratégica à realidade das micro e pequenas empresas. Utiliza uma metodologia mista, com uma parte sendo uma pesquisa bibliográfica e a outra uma entrevista em pessoa com o empresário responsável por uma pequena empresa. Explora ao longo do seu texto a teoria das cinco forças competitivas de Porter, definindo-as e exemplificando de forma didática. Baseado nela, ilustra esse estudo analisando a empresa estudada e seus processos, apontando características que se encaixam em cada termo da teoria. Além disso, aborda também a teoria da análise SWOT e sua aplicabilidade no mesmo caso, mostrando como a estruturação dessa tabela pode fazer diferença em situações de tomada de decisão.
Keywords: Administração estratégica
Micro e pequenas empresas
Estratégia
Competição
Competitividade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: YATABE, Hiroshi. Administração estratégica: a importância do seu estudo e aplicabilidade para as micro e pequenas empresas brasileiras. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HYatabe.pdf192.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.