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http://hdl.handle.net/11422/14551
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Reis, Taiana Evangelista dos | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Kamilla Oliveira Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-15T19:15:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:58Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Kamilla Oliveira Silva. Análise da abordagem do tema educação ambiental no cotidiano da rede pública escolar do município de Três Rios. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14551 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Três Rios (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | Public school | en |
dc.title | Análise da abordagem do tema educação ambiental no cotidiano da rede pública escolar do município de Três Rios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9526922002023626 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental transcende as áreas formais trabalhadas na escola, não podendo ser definida como uma área especializada de conhecimento, sendo assim introduzida através dos Parâmetros Curriculares Nacionais como um tema transversal, devido a sua importância. As atividades de Educação Ambiental nas escolas devem visar o desenvolvimento de cidadãos plenos, capazes de decidirem e atuarem de modo ético, consciente e crítico sobre suas ações e sobre as atitudes da sociedade no que diz respeito ao Meio Ambiente. Neste estudo objetivou-se analisar como o tema Educação Ambiental é abordado no contexto escolar público do município de Três Rios (RJ), a fim de se investigar como está inserido e é trabalhado, de acordo com as especificações da Política Nacional de Educação Ambiental e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais no âmbito de influenciar reflexivamente na vida dos alunos e da comunidade escolar. Por meio de um questionário aplicado em dez escolas do município foi possível conhecer o in loco de como as escolas praticam a Educação Ambiental, e constatar que maioria delas o tema não é desenvolvido por iniciativa própria e/ou focado em atender os requisitos pré-determinados. Ademais o presente trabalho também mostrou exceções significantes, em especial de uma escola que desenvolve um trabalho relevante, bem estruturado e que apresenta constância. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA TEORICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
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