Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14566
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos Junior, Orlando Alves dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Julia Teixeira Morelli da | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-16T16:03:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14566 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Democracia participativa | pt_BR |
dc.subject | Gestão pública | pt_BR |
dc.title | A participação infantil e a consciência cívica: reflexões a partir do projeto Urbanista Mirim, em Curitiba - PR | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9002048584203951 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4445787880129294 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Valentim, Igor Vinicius Lima | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | Igor Vinicius Lima Valentim | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kraus, Lálita | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3920596130895655 | pt_BR |
dc.description.resumo | A participação da população na gestão e no planejamento de cidades é uma das maneiras de garantir que o modelo democrático seja adotado em determinado espaço. Ainda assim, é importante que nessa forma de democracia haja a atuação de diferentes grupos de uma mesma comunidade, para preservar a horizontalidade e o bem comum nas tomadas de decisões. É notório que o direito de participação avançou consideravelmente, mas a sociedade ainda inviabiliza a opinião de um expressivo grupo para prosseguir com seu crescimento: as crianças. O público infantil ainda não faz parte de todos os espaços da cidade, o que retarda o desenvolvimento de uma consciência cívica na população, uma vez que quanto mais tempo leva para a criança se reconhecer como integrante do meio em que vive, menos entendimento a pessoa adulta terá acerca de seus deveres como cidadão. Desse modo, o objetivo deste artigo é compreender como os valores democráticos podem ser trabalhados com crianças, a fim de estimular a visão de pertencimento local, e de que maneira a administração pública pode influenciar ao aplicar projetos participativos para esse público, pensando na atuação cívica. Para embasar as reflexões deste estudo, são usados exemplos de Orçamentos Participativos, Plano Plurianual e Plano Diretor trabalhados com crianças, além de uma pesquisa bibliográfica e documental, e uma reflexão sobre o caso do projeto Urbanista Mirim, realizado em Curitiba, no Paraná. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::POLITICA URBANA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JTMSilva.pdf | 303.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.