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dc.contributor.advisorSantos Junior, Orlando Alves dos-
dc.contributor.authorSilva, Julia Teixeira Morelli da-
dc.date.accessioned2021-07-16T16:03:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:59Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14566-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDemocracia participativapt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.titleA participação infantil e a consciência cívica: reflexões a partir do projeto Urbanista Mirim, em Curitiba - PRpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9002048584203951pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4445787880129294pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Valentim, Igor Vinicius Lima-
dc.contributor.advisorCo1LattesIgor Vinicius Lima Valentimpt_BR
dc.contributor.referee1Kraus, Lálita-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3920596130895655pt_BR
dc.description.resumoA participação da população na gestão e no planejamento de cidades é uma das maneiras de garantir que o modelo democrático seja adotado em determinado espaço. Ainda assim, é importante que nessa forma de democracia haja a atuação de diferentes grupos de uma mesma comunidade, para preservar a horizontalidade e o bem comum nas tomadas de decisões. É notório que o direito de participação avançou consideravelmente, mas a sociedade ainda inviabiliza a opinião de um expressivo grupo para prosseguir com seu crescimento: as crianças. O público infantil ainda não faz parte de todos os espaços da cidade, o que retarda o desenvolvimento de uma consciência cívica na população, uma vez que quanto mais tempo leva para a criança se reconhecer como integrante do meio em que vive, menos entendimento a pessoa adulta terá acerca de seus deveres como cidadão. Desse modo, o objetivo deste artigo é compreender como os valores democráticos podem ser trabalhados com crianças, a fim de estimular a visão de pertencimento local, e de que maneira a administração pública pode influenciar ao aplicar projetos participativos para esse público, pensando na atuação cívica. Para embasar as reflexões deste estudo, são usados exemplos de Orçamentos Participativos, Plano Plurianual e Plano Diretor trabalhados com crianças, além de uma pesquisa bibliográfica e documental, e uma reflexão sobre o caso do projeto Urbanista Mirim, realizado em Curitiba, no Paraná.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::POLITICA URBANApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

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