Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14568
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Envolvimento da resposta ao estresse do retículo endoplasmático nas sequelas neurológicas desencadeadas pela sepse
Author(s)/Inventor(s): Afonso, Luciana de Souza
Advisor: Clarke, Júlia Helena Rosauro
Abstract: A sepse consiste numa resposta exacerbada a uma infecção que afeta milhões de indivíduos. Os sobreviventes à sepse apresentam sequelas cognitivas tardias que podem persistir por toda vida, sendo denominada encefalopatia associada a sepse (EAS), no qual os mecanismos fisiopatológicos do prejuízo cognitivo tardio são desconhecidos, mas clinicamente se assemelham ao prejuízo cognitivo observado nos pacientes com doença de Alzheimer (DA), sugerindo que alguns mecanismos possam ser similares em ambas as demências. Os pacientes com DA apresentam deposição do peptídeo beta amiloide (Aβ) e estudos descrevem o acúmulo destes peptídeos em camundongos submetidos ao modelo de sepse. A grande maioria das proteínas que uma célula segrega ou exibe em sua superfície são produzidas no retículo endoplasmático (RE), e qualquer distúrbio nesse sistema pode contribuir para a agregação de proteínas mal enoveladas. Sob estresse, o RE dispara uma via de sinalização conhecida como resposta a proteínas mal enoveladas (UPR) objetivando corrigir qualquer falha no processo de síntese. Muitas doenças neurodegenerativas apresentam um nível elevado de UPR que culmina em acúmulo de Aβ cerebral. O objetivo deste trabalho foi identificar uma correlação entre a UPR gerada pelo estresse do RE e a encefalopatia causada pela sepse. Para isso usamos o modelo animal de ligação e perfuração do ceco (CLP) em camundongos Swiss para induzir a sepse e modelar o prejuízo cognitivo. Observamos que 30 dias após indução da sepse os animais ainda apresentam prejuízo cognitivo e que este prejuízo é revertido 45 dias após a indução da sepse. Por técnica de PCR em tempo real (RT-PCR), utilizamos o cDNA oriundo do hipocampo dos animais do grupo controle (Sham) e dos animais submetidos ao modelo de sepse para avaliação dos níveis de RNA de genes envolvidos na UPR desencadeada pelo estresse retículo endoplasmático, entre eles a proteína homóloga de ligação C/EBP(CHOP), gene TNF- α, ativador do fator de transcrição 4 (ATF4) e proteína de ligação a X-box1 (XBP1). Desta forma, pretendemos contribuir para entendimento dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos na encefalopatia pós-séptica e identificar novos alvos preventivos e/ou terapêuticos para essa devastadora doença que atinge milhões de indivíduos.
Keywords: Sepse
Encefalopatia associada a sepse
Estresse do retículo endoplasmático
Peptídeos beta-amiloides
Camundongos
Sepsis
Sepsis-associated encephalopathy
Endoplasmic reticulum stress
Amyloid beta-peptides
Mice
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Nov-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AFONSO, Luciana de Souza. Envolvimento da resposta ao estresse do retículo endoplasmático nas sequelas neurológicas desencadeadas pela Sepse. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSAfonso.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.