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dc.contributor.advisorAfonso, Rita de Cassia Monteiro-
dc.contributor.authorTrindade, Jullio Marcelo Reis Mendes-
dc.date.accessioned2021-07-19T19:42:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationTRINDADE, Jullio Marcelo Reis Mendes. Porque os empreendedores investem em negócios de impacto. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14575-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectAspectos sociaispt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorespt_BR
dc.subjectImpactos socioambientaispt_BR
dc.subjectBusinessen
dc.subjectMotivationen
dc.titlePorque os empreendedores investem em negócios de impactopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0953835537107990pt_BR
dc.description.resumoA partir da observação da carência de produções científicas que pudessem fornecer um conhecimento mais amplo sobre o assunto de negócios sociais no Brasil (ROSOLEN et al. 2014) buscou-se investigar a temática através da elaboração de um referencial teórico bem estruturado sobre o assunto, acrescido da visão de empreendedores de impacto da cidade do Rio de Janeiro, sobre o que seriam os negócios sociais na perspectiva de cada um. O presente estudo teve como objetivo principal descrever, identificar e apresentar as motivações desses empreendedores de impacto, buscando compreender também se esse tipo de negócio pode ser um limitador quanto à capacidade de auferir ganhos financeiros além dos ganhos socioambientais. As motivações poderiam estar relacionadas à ideia de realização pessoal (MCCLELLAND, 1997 apud BARLACH, 2014; MACHADO, 2003; CRESPAM et al. 2009), preferência por um negócio que se identifique, mesmo que isso signifique ganhos financeiros menores (RIBEIRO; KRAKAUER, 2016), e o desejo dos empreendedores de trabalharem com um propósito de vida maior (BARKI 2015). Quanto a ideia de auferir lucros, Barki (2015) ainda afirma que os empreendedores que buscam impacto socioambientais não são motivados apenas por ganhos financeiros, mas também por ganhos sociais e ambientais. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas individuais semiestruturadas com oito empreendedores de impacto da cidade do Rio de janeiro. Durante o tratamento de dados foi utilizada a ferramenta da análise de conteúdo para identificar quais seriam as motivações de cada empreendedor de impacto, além da busca pela compreensão sobre a capacidade de gerar ganhos financeiros também, identificando se os negócios de impacto podem ser limitadores ou não. Os resultados apontaram para a noção de que os empreendedores de negócios de impacto são motivados principalmente pela busca de conectar seus valores ao seus negócios, a partir de seus propósitos pessoais, e que o tipo de negócio não é um limitador quanto aos ganhos financeiros, mas que há maiores desafios para se alcançar lucros econômicos, como por exemplo a necessidade de tempo de maturação do negócio e o desenvolvimento do nicho de cliente específico da área em que a empresa atua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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