Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14588
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz | - |
dc.contributor.author | Santos, Jéssica Galdino de Mendonça dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-20T22:35:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jéssica Galdino de Mendonça dos. Gestão escolar: relação entre teoria e prática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14588 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração da educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Programas de estágio | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar: relação entre teoria e prática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arosa, Armando C. | - |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisou a formação do pedagogo a partir da concepção da gestão escolar, na perspectiva de relacionar a teoria trabalhada em sala de aula, com a prática no campo de estágio. Nesse sentido, as reflexões realizadas foram tecidas a partir da disciplina de Prática em Política e Administração Educacional, em que se abrangeu dois períodos letivos da disciplina em questão numa universidade pública carioca. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de abordagem de pesquisa-ação e os instrumentos de pesquisa foram os questionários disponibilizados na plataforma Google Questionário Online, como também o diário de bordo que foi construído, a partir dos apontamentos coletados diante das falas dos licenciandos, durante a disciplina pesquisada, em que a autora na condição de monitora teve a oportunidade de acompanhar. Diante dos resultados dos questionários devolvidos e da análise preliminar realizada considerou haver a necessidade da utilização de mais um instrumento de pesquisa. Neste sentido, as entrevistas semiestruturadas foram utilizadas com o intuito de trazer para a reflexão as subjetividades dos licenciandos frente ao período do estágio. O estudo se subsidiou do referencial teórico dos autores Nóvoa (1995- 2019); Paschoalino (2017); Pimenta e Lima (2004) e Freire (1987). A consulta e análise dos dados disponíveis no site do QEdu, sobre os gestores escolares, em relação às suas respostas, na ocasião do preenchimento do questionário, durante a Prova Brasil em 2017 permitiram compreender os aspectos do cotidiano destes profissionais. A intensidade do trabalho gestor e suas múltiplas atuações ficaram evidenciadas nestas reflexões. As categorias de análises deste estudo foram as dimensões da teoria e da prática, na disciplina de estágio obrigatório e sua perspectiva da complementaridade. Dois aspectos ficaram elucidados na pesquisa sobre as dificuldades no campo do estágio e foram devidamente argumentadas como elementos de aprendizagem. No primeiro, da ausência da participação direta do acompanhamento do estagiário pelo gestor escolar, devido às suas múltiplas atuações e sobrecarga de trabalho. Neste sentido, foi reiterado que numa perspectiva democrática cada professor é um gestor de sua atuação e assim o estagiário, mesmo sem a presença física do gestor teve alguém que o acompanhou no período do estágio. Outro ponto de reflexão foi sobre não ficar o tempo todo na sala do gestor escolar. Nessa lógica, o trabalho do gestor não se traduz como um trabalho de gabinete, toda as relações entabuladas na escola deixavam as marcas da gestão exercida. O estudo realizado possibilitou compreender que nos discursos prontos, que por vezes são proferidos, não existia uma reflexão que antecedia e que sustentavam as afirmações de que o período do estágio não contribui para a aprendizagem do licenciando. Em contrapartida, a pesquisa realizada permitiu concluir que a ação de questionar os estudantes sobre o estágio, após o término da disciplina foi propício, aos estudantes para possibilitarem as suas reflexões sobre o período vivido, e dessa forma, permitiu suscitar vários aspectos da aprendizagem que foram salientados, principalmente pela mudança de olhar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JGaldino.pdf | 788.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.