Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14614
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Maciel, Joelma Alves de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T20:32:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Joelma Alves de Carvalho. Alunos-trabalhadores do curso noturno de Pedagogia da UFRJ: reflexões sobre suas vivências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14614 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior noturno | pt_BR |
dc.subject | Educação e trabalho | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Alunos-trabalhadores do curso noturno de Pedagogia da UFRJ: reflexões sobre suas vivências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Valentim, Igor Vinicius Lima | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Alexandre Palma da | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta como tema principal as reflexões sobre as vivências dos alunos trabalhadores do curso noturno de Pedagogia da UFRJ e as dificuldades enfrentadas na formação acadêmica concomitante ao trabalho, tendo como objetivos principais reconhecer a importância das duas funções e analisar seus desafios para a conclusão do curso. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e com instrumento de coleta de dados. Esta pesquisa foi realizada através de um questionário previamente estruturado, respondido por 12 discentes do curso noturno de Pedagogia da UFRJ. O trabalho está organizado em dois capítulos. No primeiro, analisa-se o contexto histórico da Pedagogia no Brasil, bem como a implementação do turno noturno e, em seguida, o processo de formação da UFRJ e seu curso de Pedagogia. No segundo capítulo, foi dedicado à análise do questionário de 12 discentes, com ênfase nas histórias e desafios apresentados. Por fim, nas considerações finais defende-se que é necessária uma reflexão por parte da legislação e do Estado no que diz respeito ao aluno trabalhador. Cabe à instituição responsável por esses discentes compreender as suas necessidades, para que obtenham êxito em seu processo de formação mesmo diante dos desafios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JMaciel.pdf | 602.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.