Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14630
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lins, Maria Judith Sucupira da Costa | - |
dc.contributor.author | Andrade, Karine de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-23T15:25:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Karine de. As concepções de concluintes do curso de Pedagogia quanto à formação ética da criança na educação infantil. 2020. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14630 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação moral e cívica | pt_BR |
dc.title | As concepções de concluintes do curso de Pedagogia quanto à formação ética da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Sandra Cordeiro de | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.description.resumo | Essa monografia trata do problema da preparação de futuros professores, estudantes de uma universidade pública de reconhecimento acadêmico do Rio de Janeiro, quanto à formação ética desde a Educação Infantil. O problema é a presença ou não de conteúdos sobre ética no curso de pedagogia. Esse é um tema original e de relevância. A hipótese é: É possível aos estudantes do curso de pedagogia de uma Faculdade pública do Rio de Janeiro considerarem a formação ética na Educação Infantil como aspecto indispensável para o desenvolvimento pleno da criança? O objetivo é investigar as concepções de estudantes cursando o último período da sua graduação em pedagogia de uma Faculdade Pública do Rio de Janeiro quanto à Ética na Educação Infantil. A fundamentação teórica se baseia no pensamento do filósofo Aristóteles ( 1984 séc. IV a.C) referente à Ética. Afirma que se houver o habitus da prática da virtude desde a infância, a pessoa terá um comportamento em função do Bem Comum na sociedade. Acrescente-se o filósofo contemporâneo MacIntyre (2001) que propõe a atualização das virtudes aristotélicas para o século XXI. Consideramos também a contribuição da filósofa Sucupira Lins (2009a). Tratase de uma pesquisa quantitativa, com pequeno grupo, o que a caracteriza como estudo de caso. A metodologia se constituiu na aplicação de um questionário para os estudantes concluintes e outro questionário para os docentes que lecionam disciplinas sobre Educação Infantil desta mesma universidade. Para organizar as informações obtidas, foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2010). A partir das inferências, houve a categorização dos dados. Os resultados mostram que a hipótese foi confirmada e os objetivos atingidos. Concluímos que existe uma lacuna referente ao preparo dos estudantes de Pedagogia relativo à formação Ética na Educação Infantil. Também concluímos que a maioria dos docentes leva em consideração a importância da Educação Ética/Moral desde a Educação Infantil. Sugerimos a continuidade dessa pesquisa porque há necessidade de mais abordagens e reflexões filosóficas juntamente com investigações empíricas sobre Ética e Educação Moral. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KAndrade.pdf | 409.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.