Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14630
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLins, Maria Judith Sucupira da Costa-
dc.contributor.authorAndrade, Karine de-
dc.date.accessioned2021-07-23T15:25:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:00Z-
dc.date.issued2020-11-18-
dc.identifier.citationANDRADE, Karine de. As concepções de concluintes do curso de Pedagogia quanto à formação ética da criança na educação infantil. 2020. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14630-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação moral e cívicapt_BR
dc.titleAs concepções de concluintes do curso de Pedagogia quanto à formação ética da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Sandra Cordeiro de-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoEssa monografia trata do problema da preparação de futuros professores, estudantes de uma universidade pública de reconhecimento acadêmico do Rio de Janeiro, quanto à formação ética desde a Educação Infantil. O problema é a presença ou não de conteúdos sobre ética no curso de pedagogia. Esse é um tema original e de relevância. A hipótese é: É possível aos estudantes do curso de pedagogia de uma Faculdade pública do Rio de Janeiro considerarem a formação ética na Educação Infantil como aspecto indispensável para o desenvolvimento pleno da criança? O objetivo é investigar as concepções de estudantes cursando o último período da sua graduação em pedagogia de uma Faculdade Pública do Rio de Janeiro quanto à Ética na Educação Infantil. A fundamentação teórica se baseia no pensamento do filósofo Aristóteles ( 1984 séc. IV a.C) referente à Ética. Afirma que se houver o habitus da prática da virtude desde a infância, a pessoa terá um comportamento em função do Bem Comum na sociedade. Acrescente-se o filósofo contemporâneo MacIntyre (2001) que propõe a atualização das virtudes aristotélicas para o século XXI. Consideramos também a contribuição da filósofa Sucupira Lins (2009a). Tratase de uma pesquisa quantitativa, com pequeno grupo, o que a caracteriza como estudo de caso. A metodologia se constituiu na aplicação de um questionário para os estudantes concluintes e outro questionário para os docentes que lecionam disciplinas sobre Educação Infantil desta mesma universidade. Para organizar as informações obtidas, foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2010). A partir das inferências, houve a categorização dos dados. Os resultados mostram que a hipótese foi confirmada e os objetivos atingidos. Concluímos que existe uma lacuna referente ao preparo dos estudantes de Pedagogia relativo à formação Ética na Educação Infantil. Também concluímos que a maioria dos docentes leva em consideração a importância da Educação Ética/Moral desde a Educação Infantil. Sugerimos a continuidade dessa pesquisa porque há necessidade de mais abordagens e reflexões filosóficas juntamente com investigações empíricas sobre Ética e Educação Moral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAndrade.pdf409.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.