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dc.contributor.advisorFernández, Silvina Julia-
dc.contributor.authorFaustino, Mayara Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2021-07-23T16:13:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:01Z-
dc.date.issued2020-11-12-
dc.identifier.citationFAUSTINO, Mayara Cristina da Silva. O processo de recredenciamento de uma Escola de Governo e os seus arranjos institucionais: uma análise sobre o PDI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14635-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas de Governopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleO processo de recredenciamento de uma Escola de Governo e os seus arranjos institucionais: uma análise sobre o PDIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.referee2Moehlecke, Sabrina-
dc.description.resumoA Constituição Federal de 88 prevê que a União, os estados e o Distrito Federal devem manter as Escolas de Governo como as instituições responsáveis pela capacitação e aperfeiçoamento de todos os servidores públicos do Estado brasileiro. O Decreto nº 5.707/2006, que trata da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, traz consigo as finalidades destinadas a essas organizações, suprimindo as lacunas anteriormente existentes na redação constitucional. Levando em consideração a natureza das Escolas de Governo, que é essencialmente pedagógica e formativa, as atividades de aperfeiçoamento nela desenvolvidas devem estar intimamente implicadas com o desenvolvimento pleno dos servidores. Muitas dessas instituições são vinculadas a órgãos educacionais credenciadores e, é a partir desse credenciamento que elas são autorizadas a promover cursos de pós-graduação stricto e/ou lato sensu, um dos tipos de atividade de qualificação permitidas às Escolas de Governo. O credenciamento de uma organização, cuja duração é de cinco anos, é um processo complexo e requer o cumprimento de diversas exigências por parte da instituição requerente, devendo esta mesma instituição se submeter ao processo de recredenciamento, caso queira dar prosseguimento às atividades de pós-graduação anteriormente iniciadas. Nesse contexto, apresenta-se o campo de pesquisa deste trabalho monográfico, a Escola de Governo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ). O estímulo para pesquisar essa instituição se deu, inicialmente, por ela ter sido também o meu campo de estágio não-obrigatório durante dois anos, oportunizando-me a acompanhar diretamente o processo de recredenciamento da Escola. A justificativa dessa pesquisa pauta-se nas lacunas existentes que se materializam na exiguidade de estudos correspondentes à temática sobre Escolas de Governo e a inexistência de qualquer pesquisa referente ao IERBB/MPRJ até o momento, buscando contribuir para esse campo de conhecimento, além de colaborar para pesquisas sobre planejamento institucional educacional. O objetivo deste estudo é investigar quais foram os arranjos institucionais empreendidos pelo IERBB/MPRJ, durante o seu processo de recredenciamento, compreendido no ano de 2019, para responder às demandas externas vindas do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, seu órgão credenciador, sob a ótica de seu Plano de Desenvolvimento Institucional, uma das exigências mais acentuadas desse processo. Este estudo é de natureza qualitativa, cuja metodologia baseia-se em um estudo de caso, com a triangulação feita através das técnicas de observação-participante, pesquisa bibliográfica e análise documental. Esta proposta se guiará a partir dos estudos de Chiavenato (1999), Junquilho (2010), Silva (2017), Tarapanoff (2004), Eboli (2010), Gomide e Pires (2014), Yin (2010), Pacheco (2000), Pacheco (2002), prioritariamente, pois estes tratam de conceitos fundamentais a este trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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