Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14640
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desafios sociais para o consumo colaborativo de bicicletas e patinetes como meios de transporte no Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Melo, Rafael Sampaio
Advisor: Pereira, Paulo Cesar Lopes
Abstract: As cidades estão sofrendo um processo de urbanização massiva nos últimos anos e na ausência de um planejamento urbano efetivo, as consequências dessa rápida urbanização serão dramáticas, principalmente no setor de transporte. Historicamente a solução para enfrentar os desafios no transporte tem sido a fomentação do transporte particular motorizado como politica urbano, entretanto, o impacto negativo que este modal tem causa na sociedade, como a alta emissão de gases carbônicos e os engarrafamentos que afligem os indivíduos diariamente. Com o advento de novas tecnologias e do consumo colaborativo, alternativas mais eficientes e benéficas a sociedade está sendo apresentadas, como os serviços de compartilhamento de bicicletas e patinetes. Neste contexto, a presente pesquisa buscou compreender os desafios sociais, pela percepção dos consumidores, para que os serviços de compartilhamento de bicicletas e patinetes se tornem alternativas viáveis de meio de transporte para o dia-a-dia. Assim, foi realizada uma pesquisa mista, por meio de questionário online e com a utilização de dados secundários, abordando aspectos qualitativos e qualitativa. Ao final da analise, formou-se base necessária para compreender as principais barreiras atuais para a utilização em massa dos serviços de bicicleta e patinetes compartilhados, como a falta de infraestrutura, o alto preço principalmente para o serviço de patinete, e a disponibilidade que hoje se encontra limitada. A pesquisa limitou-se pelos instrumentos utilizados que não possibilitaram observar as necessidades e pensamentos dos entrevistados com uma maior profundidade.
Keywords: Consumo colaborativo
Mobilidade urbana
Inovação
Hábitos de consumo
Meios de transporte
Urban Mobility
Innovation
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MELO, Rafael Sampaio. Desafios sociais para o consumo colaborativo de bicicletas e patinetes como meios de transporte no Rio de Janeiro. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSMelo.pdf387.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.