Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14651
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.author | Conceição, Ana Beatriz de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-28T22:15:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-12 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Ana Beatriz de Oliveira. A importância do conflito na educação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14651 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo (Educação) | pt_BR |
dc.subject | Freud, Sigmund, 1856-1939 | pt_BR |
dc.subject | Piaget, Jean, 1896-1980 | pt_BR |
dc.title | A importância do conflito na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Corsino, Patrícia | - |
dc.contributor.referee2 | Chaves, Jacqueline Cavalcanti | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho, intitulado A importância do conflito na educação deriva das experiências vividas no cotidiano escolar e as diferentes perspectivas em relação ao conflito e suas resoluções. O objetivo central é compreender o conflito em sua forma interindividual, aquela que se estabelece nas relações com o outro. Com Piaget, delineia a importância do conflito na construção dos valores morais dos indivíduos. A educação moral visa à formação da autonomia. A partir do olhar do educador para as situações de conflito e do ambiente sócio moral construído, é possível que a criança desenvolva a sua moralidade, autônoma ou não. Com Freud, de outra forma, o educador encontra o conceito de educação para a realidade, realidade do desejo e do conflitivo como constituinte. A pesquisa usou como fundamentação teórica a obra “O Juízo Moral na Criança” de Jean Piaget e textos selecionados da obra freudiana, como “O mal-estar na Civilização” e “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”. Pôde-se concluir que a importância de buscar uma atuação que tenha como base a compreensão da moralidade por Piaget é fundamental para a ação do educador diante da resolução de conflitos, visto que quando se trabalha o conflito, ele gera conhecimento e reflexão, possibilitando a formação de crianças autônomas, como propõe a educação moral. Para Freud, não há propriamente uma resolução de conflitos, mas uma educação que acolha o conflito não como erro, sim como cerne do humano. Ambos os autores, clássicos para a educação, de diferentes modos, vão apontar para a centralidade da consideração do conflito na prática educativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AConceição.pdf | 261.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.