Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14656
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Inclusão em educação: o papel da universidade na formação do profissional docente
Autor(es)/Inventor(es): Carreto, João Victor Cardoso
Orientador: Melo, Sandra Cordeiro de
Resumo: Esta monografia tem por objetivo compreender de que maneira a formação no curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está ou não contribuindo para práticas futuras no que diz respeito ao processo de Inclusão em Educação. Parte da premissa de que um currículo inspirado em princípios de inclusão contribui sobremaneira para a formação de professores. Busca responder à seguinte questão: Os alunos graduandos da Faculdade de Educação da UFRJ estão sendo formados para uma prática docente mais inclusiva? Para responder esta pergunta, realizamos uma revisão da literatura sobre três temas fundamentais, inclusão, formação de professores e currículo. Contribuíram para esta revisão, os estudos de Booth e Ainscow, Santos e Melo, Saviani, Sacristán e Mattos e Pellegati. Utilizamos da pesquisa qualitativa, do tipo documental, que possibilitou analisarmos a grade curricular, as ementas das disciplinas com referências à inclusão e programas de curso disponibilizados pelos professores. Como sujeitos de pesquisa, contamos com a participação de acadêmicos ingressantes (do segundo e terceiro período) e concluintes (do nono até décimo quarto período). Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a grade curricular do curso de pedagogia e 18 programas, além de um questionário on line com perguntas sobre a perspectiva dos alunos acerca de sua formação. Para a análise dos dados, utilizamos os softwares Atlas.Ti nas versões Cloud e na versão gratuita 9.0 para auxiliar na análise de conteúdo dos dados coletados. Os resultados mostraram, com relação à análise da grade curricular, que apesar de existirem poucas disciplinas que abordam especificamente as temáticas da inclusão, outras abordam questões relacionadas ao tema, tais como: Exclusão, prática docente, formação docente, atuação docente, democratização, desenvolvimento, direitos e garantias, deficiências e estratégias pedagógicas; com relação à análise do questionário, observamos que os alunos conhecem o conceito de inclusão em educação, contudo tendem a associá-lo ao universo dos alunos com deficiência. Sobre sua formação, os alunos apontaram para a necessidade de criação de novas disciplinas voltadas para as temáticas específicas da inclusão, todavia, não fizeram qualquer referência ao reconhecimento de que algumas disciplinas abordam, ainda que indiretamente, os princípios da inclusão. Consideramos que para além da necessidade de desenvolver disciplinas voltadas para as temáticas da inclusão, precisamos mostrar aos professores universitários que podem trabalhar tais princípios a partir das suas disciplinas. Para tanto, entendemos que isto se coloca como um desafio, qual seja, o de formar os professores universitários, no que tange às culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, para que materializem em suas disciplinas tais princípios.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação de professores
Universidades
Curriculo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Fev-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARRETO, João Victor Cardoso. Inclusão em educação: o papel da universidade na formação do profissional docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCarreto.pdf9.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.