Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14674
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Projeto de requalificação paisagística na Gamboa, Rio de Janeiro: Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia) e seu entorno imediato
Author(s)/Inventor(s): Nuss, Nátali Roberta de Souza
Advisor: Vasconcellos, Virgínia Maria Nogueira de
Abstract: Este trabalho tem por finalidade o desenvolvimento de um projeto de requalificação paisagística para a Praça Coronel Assunção - também conhecida por Praça da Harmonia -, localizada no bairro da Gamboa, na área central da cidade do Rio de Janeiro - RJ. O referido projeto corresponde ao Trabalho de Conclusão do Curso de Composição Paisagística, da Escola de Belas Artes - UFRJ. Baseia-se, não apenas em fundamentação teórica que versa a respeito de conceitos como "espaço público", "morfologia urbana", "memória urbana", "comportamento ambiental", "arborização urbana" e "requalificação paisagística", bem como em levantamento, pesquisa qualitativa e análise da praça e seu entorno imediato. A proposta de requalificação paisagística em projeto advém da compreensão da necessidade de resolução de questões relativas às condições ambientais e sociais, contemplando a preservação e destaque da memória urbana atrelada ao local e da arborização pré-existente. Além disso, foi levado em conta a inclusão de um futuro empreendimento no imóvel do Moinho Fluminense e também as obras de revitalização que vêm ocorrendo na Zona Portuária do Rio de Janeiro nos últimos anos.
Keywords: Praça da harmonia
Requalificação paisagística
Espaço público
Rio de janeiro
Zona portuária
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NUSS, Nátali Roberta de Souza. Projeto de requalificação paisagística na Gamboa, Rio de Janeiro: Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia) e seu entorno imediato. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Paisagística) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Composição Paisagística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NRSNuss.pdf10.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.