Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14702
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Restauro como ferramenta para a preservação da memória, usando como estudo de caso a intervenção realizada na obra Alter Seebär (1968), atribuída à artista plástica Doris Homann
Author(s)/Inventor(s): Santos, Margarete Machado dos
Advisor: Abreu, Marcos Lopes de
Abstract: Tento em vista que os acontecimentos são fluidos e nossa memória, muitas vezes, é imprecisa, necessitamos de certas referências para conservar e acessar mais facilmente as nossas lembranças. Recorremos a objetos (cartas, documentos, locais etc.), na tentativa de eternizar os momentos na nossa memória. Contudo, quando um objeto perde sua função, é descartado ou descaracterizado, certas recordações podem ser “desbotadas”. Dessa maneira, pesquisa-se sobre os possíveis impactos de realizar o movimento contrário, apresentar um objeto que passou pelo processo de “esvaziamento de sentido” e reapresentá-lo a um contexto ao qual pertencia ou que incite recordações. A fim de demonstrar a conservação e a restauração de bens culturais móveis como um elemento de preservação e manutenção de narrativas históricas, apresento a intervenção realizada, em 2015, na obra Alter Seebär. No decorrer do trabalho, é explicitado a trajetória deste desenho e a síntese da vida e obra da autora, Doris Homann. A abordagem metodológica contou com pesquisa de campo, visitas a acervo particular e levantamento bibliográfico. Diante disso, verifica-se que um objeto pode suscitar a recordação de lembranças de um ente querido, de um fato que jazia no emaranhado das lembranças. Dessa maneira, constata-se que o profissional Conservador Restaurador, ao revalorizar um bem cultural, pode contribuir para reiterar narrativas ou alterá-las, contribuindo de forma ativa e fundamental para a manutenção da memória individual ou coletiva.
Keywords: Doris Homann
Simbologia do objeto
Manutenção da memória
Feira da praça XV
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Margarete Machado dos. Restauro como ferramenta para a preservação da memória, usando como estudo de caso a intervenção realizada na obra Alter Seebär (1968), atribuída à artista plástica Doris Homann. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Conservação e Restauração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMSantos.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.