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dc.contributor.advisorGouveia, Marli-
dc.contributor.authorSantos, Mariana Cunha dos-
dc.date.accessioned2021-08-03T12:32:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Cunha dos. Projeto de design de interiores para a direção da Faculdade de Letras da UFRJ. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição de Interior) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14704-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectExpressãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleProjeto de design de interiores para a direção da Faculdade de Letras da UFRJpt_BR
dc.title.alternativeAmbiências poéticas: espaços de convívio da Faculdade de Letras - UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Souza, Kátia-
dc.description.resumoEm um ambiente que se movimenta por meio do estudo da língua pátria, assim como de outros idiomas, que tem como pilar a comunicação, nasceu à proposta de renovação da importante Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Constituída entre cheios e vazios, a edificação de meados da década de 1980 de linguagem modernista distribuí seus mais de 32.000 m2 em blocos e em três pavimentos, unindo estruturas aparentes ao protagonismo do concreto, onde os recursos naturais, como iluminação e ventilação são estritamente valorizados. Em um cenário onde os espaços originais são preservados, foi proposto a intervenção em uma área construída de aproximadamente 953 m2, com intuito de atender às necessidades específicas dos usuários da Instituição, principalmente as pessoas com deficiência que são muito bem acolhidas pela faculdade. Desta maneira, o projeto se fundamenta nos princípios de acessibilidade para criação de espaços democráticos, valorizando o uso equitativo, autônomo e seguro dos ambientes por todos. Os ambientes projetados foram à sala do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIA) e o lavabo para pessoa com deficiência (PCD). Foram valorizadas as áreas de uso comum da Edificação, visando à interação e trocas entre alunos, funcionários e visitantes. A circulação principal da edificação apresentava um grande problema no fluxo de pessoas que foi resolvido com o deslocamento da fila restaurante universitário para a circulação secundária. Os jardins foram pensados para possibilitarem a relações entre o homem e a natureza, o projeto do Espaço Gastronômico, assim como o Restaurante Universitário fomentam a coletividade e o relacionamento na hora das refeições. O auditório, grande responsável por trocas culturais, foi revisto para atender as demandas acessíveis. Por fim, o projeto foi pautado no orçamento limitado da Universidade, levando em consideração o uso de materiais de custo reduzidos, de fácil instalação e manutenção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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