Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14706
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Imagem vidro: entre abstrações e concretudes
Autor(es)/Inventor(es): Sá, Carolina
Orientador: Mac Dowell, Ana Cecília M
Resumo: Esse trabalho discorre sobre as diversas particularidades que envolvem as relações de hibridização entre arte, tecnologia e mídia. Ao fazer uma analise acerca da reprodução técnica, conceituada pelo teórico Walter Benjamin e as relações possíveis entre produções artísticas e midiáticas, comentadas pelo pesquisador Arlindo Machado. Em seguida, há a reflexão a partir dos pensamentos de Pierre Levý, Vilém Flusser e Arlindo Machado, em relação à imagem produzida por aparelhos eletrônicos. Analisaremos nesse trabalho a concretude presente nestes aparelhos produtores de imagens, assim como o caráter abstrato destas imagens, traçando um paralelo com a produção imagética a partir de espelhos planos. Por fim, há uma apresentação crítica de trabalhos práticos artísticos tanto autorais quanto de outros artistas que abordam a questão da imagem advinda da tecnologia em seu caráter tanto abstrato quanto concreto.
Palavras-chave: Espelho
Imagem
Caixa preta
Mídia
Abstração
Concretude
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SÁ, Carolina. Imagem vidro: entre abstrações e concretudes. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Escultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSá.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.