Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14713
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dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia-
dc.contributor.authorSantos, Rithianne Barbosa Pereira dos-
dc.date.accessioned2021-08-04T00:04:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:03Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Rithianne Barbosa Pereira dos. Nós compartilhado: táticas emancipatórias de mulheres pretas e periféricas enquanto formação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14713-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleNós compartilhado: táticas emancipatórias de mulheres pretas e periféricas enquanto formaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Reis, Graça Regina Franco da Silva-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo apresentar narrativas de mulheres pretas e periféricas e suas táticas cotidianas em busca de emancipação social. Parto do pressuposto de que o repertório legal brasileiro e as ações de âmbito governamental não asseguram o mínimo para a vida digna dessas mulheres. Para tal, optei pela metodologia de pesquisa narrativa, indispensável para enredar as vozes das participantes que constituíram comigo parte desta jornada formal. O caminho metodológico contribuiu para que eu pudesse me aproximar das mulheres e com elas viver de uma maneira singular os modos como se sentiram, se tocaram, com suas vivências, com suas realizações, seus desejos, suas dores, alegrias, suas peles. As conversas foram realizadas de maneira remoto, através de chamadas de vídeo, recursos possíveis devido à avassaladora, angustiante, lamentável, revoltante pandemia que estamos vivendo durante a apresentação e defesa desta monografia. Para além de uma discussão de referências conceituais, a pesquisa apresenta três narrativas de mulheres pretas e periféricas. Estas mulheres foram escolhidas pois estiveram presentes na minha trajetória de vida, em diferentes espaçostempos, no compartilhar de pedacinhos que compõem o meu templo em constante movimento. E isso muito me alegra. Os conceitos de Racismo Estrutural, de Ecologia dos Saberes, de Epistemologias de Sul, de Colonialidade e de Escrevivências são abordados e discutidos neste espaço enquanto um debate das mulheres da pesquisa nas suas vivências. A possibilidade de abertura de mais um espaço de debates e discussões, reflexões e autorreflexões, autoconhecimento compõe as conclusões desta monografia que vislumbra despertar múltiplos sentidos nos leitores ao fim deste passeio cheio de parágrafos e histórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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