Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14717
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Luciana Cristina do Carmo Silva | - |
dc.contributor.author | Campos, Mariane Moliare Carelli | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T20:42:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:03Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Mariane Moliare Carelli. Percepção sobre educação ambiental e meio ambiente de estudantes da educação básica dos Municípios de Resende e Pinheiral, RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14717 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Conservação dos recursos naturais | pt_BR |
dc.subject | Resende (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Pinheiral (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Education assessment | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | Conservation of Natural Resources | en |
dc.title | Percepção sobre educação ambiental e meio ambiente de estudantes da educação básica dos municípios de Resende e Pinheiral, RJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Carvalho, Lucinere de Souza Quintanilha | - |
dc.description.resumo | O objetivo desse estudo foi avaliar o a compreensão de estudantes da educação básica acerca das questões ambientais dos municípios de Resende e Pinheiral, RJ. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa. Foram avaliadas as considerações de 144 adolescentes. Em relação à importância dos problemas ambientais, os alunos, majoritariamente, responderam ser relevante questionar e discutir a temática, apesar de quando questionados sobre suas práticas ambientais boa parcela discente mencionou não realizar quaisquer das ações enunciadas na pesquisa. Acerca do entendimento sobre educação e preservação ambiental a maioria dos alunos mostrou compreender o assunto. Portanto, apesar de imersos em um ambiente onde a tecnologia e a informação predominam, bem como, onde há demonstração do conhecimento teórico por parte dos discentes, ainda persistem a ausência de hábitos sustentáveis, valores e cuidados ambientais. Em vista disso, faz valer o incentivo da tríade – escola, família e governo – para o desenvolvimento de projetos de ações a favor do meio ambiente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA TEORICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MMCcampos.pdf | 547.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.