Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14743
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Jacob, Elizabeth Motta | - |
dc.contributor.author | Massena, Aléxia Costa Leite | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T11:04:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | MASSENA, Aléxia Costa Leite. Meus pensamentos são todos sensações: a experiência poética do mundo. 2020, 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14743 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Sensações | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Livro-objeto | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.title | Meus pensamentos são todos sensações: a experiência poética do mundo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Face mais orgânica de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro é o poeta das sensações, a favor da libertação das reações naturais à nossa relação com o mundo. A partir desse modo de pensar, originou o movimento denominado Sensacionismo, defendendo que por meio das sensações podemos honestamente conhecer o mundo. Os princípios do Sensacionismo vão de encontro ao conceito da imagem poética de Bachelard (1957), porém em outro contexto. Ambos falam sobre a naturalidade e a imprevisibilidade no momento instantâneo entre ver e conhecer algo. Esse momento pode ser parte de um sistema de comunicação, mas sem necessidade do uso da linguagem. Há uma ação (ver) e uma reação instintiva em nossos corpos, física ou conscientemente: as sensações (por Caeiro) como fruto do corpo e a imagem poética (por Bachelard) como fruto da alma. Este projeto apresenta um livro-objeto, que convida o leitor a presenciar o inevitável momento da imagem dinâmica a partir de poemas de heterônimos de Fernando Pessoa. O livro apresenta o resultado dessa imagem poética através de experiências físicas, pelas possíveis interações do leitor. Com essa experiência vemos que, com naturalidade, podemos chegar a um método de comunicação eficaz, pela percepção da realidade das coisas como sua própria existência, valorizando a espontaneidade dos nossos sentidos e da nossa consciência em um momento imprevisível, impulsivo e natural. A explosão desse momento pode ser primordial a uma melhor interpretação da mensagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Comunicação Visual Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACLMassena.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.