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dc.contributor.advisorJacob, Elizabeth Motta-
dc.contributor.authorMassena, Aléxia Costa Leite-
dc.date.accessioned2021-08-09T11:04:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMASSENA, Aléxia Costa Leite. Meus pensamentos são todos sensações: a experiência poética do mundo. 2020, 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14743-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectSensaçõespt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectLivro-objetopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.titleMeus pensamentos são todos sensações: a experiência poética do mundopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoFace mais orgânica de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro é o poeta das sensações, a favor da libertação das reações naturais à nossa relação com o mundo. A partir desse modo de pensar, originou o movimento denominado Sensacionismo, defendendo que por meio das sensações podemos honestamente conhecer o mundo. Os princípios do Sensacionismo vão de encontro ao conceito da imagem poética de Bachelard (1957), porém em outro contexto. Ambos falam sobre a naturalidade e a imprevisibilidade no momento instantâneo entre ver e conhecer algo. Esse momento pode ser parte de um sistema de comunicação, mas sem necessidade do uso da linguagem. Há uma ação (ver) e uma reação instintiva em nossos corpos, física ou conscientemente: as sensações (por Caeiro) como fruto do corpo e a imagem poética (por Bachelard) como fruto da alma. Este projeto apresenta um livro-objeto, que convida o leitor a presenciar o inevitável momento da imagem dinâmica a partir de poemas de heterônimos de Fernando Pessoa. O livro apresenta o resultado dessa imagem poética através de experiências físicas, pelas possíveis interações do leitor. Com essa experiência vemos que, com naturalidade, podemos chegar a um método de comunicação eficaz, pela percepção da realidade das coisas como sua própria existência, valorizando a espontaneidade dos nossos sentidos e da nossa consciência em um momento imprevisível, impulsivo e natural. A explosão desse momento pode ser primordial a uma melhor interpretação da mensagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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