Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPires, Julie-
dc.contributor.authorLima, Ingrid Alencar de-
dc.date.accessioned2021-08-09T11:36:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Ingrid Alencar de. Vivências: a construção poética de um livro experimental. 2020, 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14746-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro experimentalpt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectPublicaçãopt_BR
dc.subjectLivro independentept_BR
dc.titleVivências: a construção poética de um livro experimentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo pensar a estrutura do livro moderno, como o conhecemos atualmente, e a compreensão dele como objeto, tendo como base o desenvolvimento de um livro autoral/experimental utilizando os elementos do design, do livro e minhas percepções do cotidiano como ferramenta, em exercícios visuais que permitem trabalhar o objeto livro poeticamente. A inspiração veio das minhas percepções do dia a dia e dos registros em sketchbook, um ponto importante que me levou a reflexões sobre as possibilidades que o livro nos oferece, não apenas como suporte para a escrita ou imagens, mas também como espaço de experimentação poética e artística. Estes que podem ser chamados de “livro-objeto”, “obje- to-livro”, “livro-poema”, “livro de artista” entre outros termos, ao contrário dos livros tradicionais, possibilitam investigar as técnicas artísticas, gráficas, materiais, modos de produções, tecnologias para criar mundos imagéticos, e assim, enriquecer o imaginário, as vivências cotidianas, proporcionar ex- periências sensoriais e contemplativas e aguçar a percepção do espectador/ leitor. Contribuíram com este trabalho os escritos de Gaston Bachelard, Stéphane Mallarmé, Fayga Ostrower, Rudolf Arnheim Arnheim, Ana Paula Paiva, Edith Derdyk, Deyan Sudjic, Rafael Cardoso, Paul Rand, as inves- tigações artísticas de Van Gogh, Paul Klee, Gabriela Irigoyen, Lydia Rink, entre outros e os calígrafos Cláudio Gil, Marina Soria, Yves Leterme.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IALima.pdf3.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.