Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14746
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pires, Julie | - |
dc.contributor.author | Lima, Ingrid Alencar de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T11:36:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ingrid Alencar de. Vivências: a construção poética de um livro experimental. 2020, 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14746 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro experimental | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Publicação | pt_BR |
dc.subject | Livro independente | pt_BR |
dc.title | Vivências: a construção poética de um livro experimental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo pensar a estrutura do livro moderno, como o conhecemos atualmente, e a compreensão dele como objeto, tendo como base o desenvolvimento de um livro autoral/experimental utilizando os elementos do design, do livro e minhas percepções do cotidiano como ferramenta, em exercícios visuais que permitem trabalhar o objeto livro poeticamente. A inspiração veio das minhas percepções do dia a dia e dos registros em sketchbook, um ponto importante que me levou a reflexões sobre as possibilidades que o livro nos oferece, não apenas como suporte para a escrita ou imagens, mas também como espaço de experimentação poética e artística. Estes que podem ser chamados de “livro-objeto”, “obje- to-livro”, “livro-poema”, “livro de artista” entre outros termos, ao contrário dos livros tradicionais, possibilitam investigar as técnicas artísticas, gráficas, materiais, modos de produções, tecnologias para criar mundos imagéticos, e assim, enriquecer o imaginário, as vivências cotidianas, proporcionar ex- periências sensoriais e contemplativas e aguçar a percepção do espectador/ leitor. Contribuíram com este trabalho os escritos de Gaston Bachelard, Stéphane Mallarmé, Fayga Ostrower, Rudolf Arnheim Arnheim, Ana Paula Paiva, Edith Derdyk, Deyan Sudjic, Rafael Cardoso, Paul Rand, as inves- tigações artísticas de Van Gogh, Paul Klee, Gabriela Irigoyen, Lydia Rink, entre outros e os calígrafos Cláudio Gil, Marina Soria, Yves Leterme. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IALima.pdf | 3.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.