Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14753
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Conceição, Daniel Negreiros | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Diogo Vera de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T22:45:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14753 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Gestão de projetos | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura (Economia) | pt_BR |
dc.subject | Investimentos públicos | pt_BR |
dc.title | Os efeitos macroeconômicos de investimentos em infraestrutura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5268947062840502 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0826270946438308 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Werner, Deborah | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9765353870457713 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Reis, Paulo Ricardo da Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3419161468920677 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os resultados econômicos do investimento em infraestrutura no PIB brasileiro são motivo de forte discussão em razão do debate do gasto e da dívida pública que se dá a partir de visões econômicas opostas, onde por um lado se defende que com a expansão dos gastos públicos o crescimento é proporcionado e pelo outro se defende que através do corte de gastos é possível demonstrar austeridade e atrair investimentos privados para a economia. O objetivo deste trabalho foi apresentar as dificuldades orçamentárias, ambientais, políticas e os conflitos no planejamento e na execução de programas de investimento em infraestrutura. Também busquei analisar os resultados econômicos obtidos a partir de programas passados, como os 1º (1972-1974) e 2º Planos Nacionais de Desenvolvimento (1975-1979); o Brasil em Ação (1996-1999); e os Programas de Aceleração do Crescimento (2007-2010) e (2010-2019), no período de 1964-2020, no Brasil, apresentando o contexto político, social e econômico em que cada programa esteve inserido. Os dados apresentados foram colhidos através de fontes oficiais e outros estudos. Busquei neste estudo apresentar a relação de investimento em infraestrutura e crescimento econômico, onde a partir dos resultados obtidos nos casos práticos estudados, foi possível comprovar, com ressalvas essa relação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DVCarvalho.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.