Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes, Alexandre Ferreira-
dc.contributor.authorCoutinho, Wanessa Lima-
dc.date.accessioned2021-08-10T19:25:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:04Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Wanessa Lima. A inserção da educação ambiental na rede de ensino de Comendador Levy Gasparian. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14757-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectProfessores escolarespt_BR
dc.subjectComendador Levy Gasparian (RJ)pt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectSchool teachersen
dc.titleA inserção da educação ambiental na rede de ensino de Comendador Levy Gasparianpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Ambievero, Monica Cardoso-
dc.contributor.referee1Garrido, Fabíola de Sampaio Rodrigues Grazinoli-
dc.contributor.referee2Kamiyama, Carolina Martins-
dc.description.resumoNos últimos anos o modo de vida da sociedade vem passando por uma série de transformações, de forma a sustentar tais transformações e o modelo econômico vigente é observado uma intervenção cada vez maior no meio ambiente. A utilização dos recursos naturais vem se intensificando de modo a atender a produção em larga escala de tal modelo. É neste cenário que surge a Educação Ambiental (EA) objetivando uma reflexão quanto ao cuidado e utilização destes recursos. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo estudar como ocorre a inserção da EA na rede de ensino do município de Comendador Levy Gasparian (RJ). Para isso, foi realizada uma pesquisa social qualitativa com os professores da rede de ensino do munícipio e como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário aberto. A partir deste questionário obteve se dados em que permitiu observar a inserção e presença da EA no munícipio, possibilitando também observar como estas práticas ocorrem no espaço escolar e se relaciona com o entorno. Baseado nas macrotendências crítica, pragmática e conservacionista este trabalho, que contou com a participação de nove professores da rede pública de ensino, permitiu analisar a linha de pensamento adotadas pelos docentes para o aprendizado em educação ambiental. Por meio das análises foi possível concluir que embora presente no município, observa se a falta de participação entre políticas públicas com a escola para o desenvolvimento de atividades mais elaboradas e a EA se faz presente associada a uma visão de preservação da natureza sem as complexidades socioambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wcoutinho.pdf847.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.