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dc.contributor.advisorPereira, Luci Ruas-
dc.contributor.authorVieira, Cinthia Raquel Cezário-
dc.date.accessioned2021-08-11T20:33:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:05Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14767-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectSaramago, Josépt_BR
dc.titleEntre o pincel e a pena, uma leitura de Manual de pintura e caligrafia, de José Saramagopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4513393099688134pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8087568795803206pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Deise Cristina de Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2271807321052820pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa propõe-se à análise da construção do romance português contemporâneo Manual de pintura e caligrafia de José Saramago, tendo em vista sua relação com a representação artística e o fazer literário. O romance apresenta-nos o narrador H., autointitulado um pintor-acadêmico, um personagem em busca de autoconhecimento através da arte, da realização profissional, da luta social, de amores e amizades. O romance Manual de pintura e caligrafia, publicado em 1977, antecede as obras mais célebres do autor; contudo, este romance representa justamente a virada do autor (seu retorno ao mundo ficcional, por assim dizer). A obra convida o leitor a uma viagem pela história da arte, pela sociedade moderna portuguesa (pós-salazarista) e pelos conflitos sociais e políticos. O Manual é uma obra híbrida e revolucionária, um diário, um livro de viagens, um romance, uma autobiografia. A obra traz a marca registrada de exímio observador e contador de histórias que sempre foi José Saramago. Para tanto, foram analisadas teorias francesas da arte e a teoria clássica da representação (ekphrasis). Após a análise, observamos que este romance possui estreita relação com as técnicas clássicas e contemporâneas de representação, além de dialogar com o ofício de escritor e com a pintura. O romance transita pela sociedade moderna ibérica e itálica, numa jornada rumo ao autoconhecimento do narrador e ao entendimento da sociedade moderna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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