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http://hdl.handle.net/11422/14767
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pereira, Luci Ruas | - |
dc.contributor.author | Vieira, Cinthia Raquel Cezário | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T20:33:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14767 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Saramago, José | pt_BR |
dc.title | Entre o pincel e a pena, uma leitura de Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4513393099688134 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8087568795803206 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Deise Cristina de Moraes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2271807321052820 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa propõe-se à análise da construção do romance português contemporâneo Manual de pintura e caligrafia de José Saramago, tendo em vista sua relação com a representação artística e o fazer literário. O romance apresenta-nos o narrador H., autointitulado um pintor-acadêmico, um personagem em busca de autoconhecimento através da arte, da realização profissional, da luta social, de amores e amizades. O romance Manual de pintura e caligrafia, publicado em 1977, antecede as obras mais célebres do autor; contudo, este romance representa justamente a virada do autor (seu retorno ao mundo ficcional, por assim dizer). A obra convida o leitor a uma viagem pela história da arte, pela sociedade moderna portuguesa (pós-salazarista) e pelos conflitos sociais e políticos. O Manual é uma obra híbrida e revolucionária, um diário, um livro de viagens, um romance, uma autobiografia. A obra traz a marca registrada de exímio observador e contador de histórias que sempre foi José Saramago. Para tanto, foram analisadas teorias francesas da arte e a teoria clássica da representação (ekphrasis). Após a análise, observamos que este romance possui estreita relação com as técnicas clássicas e contemporâneas de representação, além de dialogar com o ofício de escritor e com a pintura. O romance transita pela sociedade moderna ibérica e itálica, numa jornada rumo ao autoconhecimento do narrador e ao entendimento da sociedade moderna. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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